É provável que você já tenha ouvido a palavra prompt quando o assunto é Inteligência Artificial (IA). Prompts são instruções ou solicitações escritas dadas à IA para obter uma resposta ou resultado específico de acordo com nossas necessidades. O fato é que existem várias formas de expressar o que queremos, e nem sempre é necessário o uso de palavras.
Por isso, a Photoroom, plataforma líder em criação de conteúdo visual, lançou uma funcionalidade que permite aos usuários gerar imagens de maneira mais intuitiva: as imagens de inspiração. Essa nova função responde à necessidade de tornar a criação de conteúdo visual mais acessível, eliminando barreiras linguísticas e técnicas.
O desafio dos prompts e a evolução para imagens de inspiração
Quando o A-Backgrounds foi lançado, o processo de criação de conteúdo visual era baseado principalmente em prompts textuais. Os usuários precisavam escrever descrições detalhadas das cenas que desejavam gerar, o que frequentemente se mostrava desafiador. Muitos não tinham o vocabulário visual necessário para expressar com precisão suas ideias, limitando a qualidade dos resultados.
Para resolver esse problema, foram introduzidas as imagens de inspiração, que permitem aos usuários escolher entre diferentes tipos de cenários, como uma floresta, uma praia ou uma mesa de mármore, entre outros.
“A principal limitação dos prompts textuais é que as pessoas nem sempre sabem como descrever o que têm em mente, mesmo quando têm uma visão clara”, explica Ahmed Dahbi, Head de Produto da Photoroom.
Agora, em vez de depender de descrições textuais complexas, os usuários podem escolher entre uma variedade de imagens pré-selecionadas que representam diferentes tipos de cenários.
Uma experiência mais democrática e acessível para todos
Segundo os últimos dados da Photoroom, 50% dos usuários semanais de fundos gerados por IA optaram por usar imagens de inspiração, refletindo uma crescente preferência por interações mais intuitivas.
O mais surpreendente é que usuários de países não anglófonos têm muito mais probabilidade de usar imagens de inspiração. Isso se deve, provavelmente, às limitações dos prompts textuais em idiomas diferentes do inglês, que podem dificultar a precisão e a eficácia das instruções dadas à IA.
Essa abordagem não apenas facilita a experiência para usuários menos experientes, mas também oferece mais controle e precisão para aqueles que buscam resultados mais detalhados. “As imagens de inspiração permitem que os usuários encontrem o que procuram sem precisar ter o vocabulário perfeito. Se você não sabe como descrever a mesa de mármore que imagina, pode ver uma seleção de mesas e escolher a que mais se parece com sua ideia”, acrescenta Ahmed.
A nova funcionalidade tem sido especialmente útil para pequenas empresas, que constituem o núcleo da base de usuários da Photoroom. Agora, essas empresas podem gerar imagens de alta qualidade para seus produtos sem a necessidade de investir em serviços caros.
Além disso, a plataforma tem trabalhado arduamente para melhorar a recomendação de imagens, garantindo que as sugestões atendam às necessidades específicas do usuário.
A filosofia de design da Photoroom: IA útil e acessível
A filosofia por trás do A-Backgrounds e das imagens de inspiração é clara: tornar a criação de conteúdo visual acessível para todos, independentemente do nível de experiência. “Não estamos criando um produto em torno da IA; estamos utilizando a IA para resolver necessidades muito específicas de nossos usuários, como facilitar a criação de conteúdo visual para seus negócios”, afirma Dahbi.
Com essa abordagem, a Photoroom se alinha à tendência mais ampla de democratizar as ferramentas de criação digital, permitindo que mais pessoas se expressem visualmente sem precisar de habilidades especializadas.
Sobre a Photoroom
A Photoroom foi fundada em 2019 e, nos últimos seis anos, conquistou um nicho no espaço de fotografia comercial. A Photoroom obteve sucesso pela primeira vez com seu removedor de fundo, o melhor da categoria. Agora, ela expandiu sua oferta para incluir um editor de fotos em lote e ofertas de IA generativa: AI Backgrounds e AI Shadows. Processando mais de 5 bilhões de imagens por ano e baixado mais de 150 milhões de vezes, o Photoroom é agora o aplicativo de edição de fotos com IA número 1 do mundo, disponível em dispositivos móveis, na Web e por meio de uma API em mais de 180 países. A Photoroom está sediada em Paris, com uma equipe global de mais de 50 funcionários.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUIZ FERNANDO VALLOTO
lvalloto@singcomunica.com.br