O Ibovespa abriu esta quinta-feira (24) em alta de 1,70% e chaga a 118.134 pontos. A elevação pode levar o índice a um patamar de melhor magnitude, após treze quedas consecutivas.
A sequência de baixas, que não era observada desde a década de 1980, ocorreu logo após a redução da taxa de juros básica da economia, a Selic, pelo Banco Central.
Já a alta observada nesta quinta é consequência da aprovação da nova regra fiscal, conhecida como o novo arcabouço fiscal. As novas regras, aprovadas pelo Congresso Nacional nesta semana, vão substituir o teto de gastos. A medida torna a situação fiscal mais clara, capaz de trazer mais tranquilidade e confiança para quem deseja investir no Brasil.
Entre as ações de maior peso na bolsa, Eletrobras (ELET3), Petrobras (PETR3, PETR4), Vale (VALE3) e Itaú (ITUB4) registraram resultados positivos. Além dessas, as ações com maior alta foram da São Martinho (SMTO3), com elevação de 7,65%.
Por outro lado, as ações em maiores quedas foram do Pão de Açúcar (PCAR3), com baixa de 66%. Em seguida, estão Via (VIIA3) e BRF (BRFS3), que caíram 2,40% e 2,31%, respectivamente.
O total do volume negociado na B3 é de R$ 25 bilhões.
Os dados referentes à bolsa de valores brasileira podem ser consultados no site da B3.