Sempre esteve no DNA da RNI, incorporadora e construtora com atuação nacional pertencente a um dos maiores e mais importantes grupos empresariais brasileiros, a Rodobens, a busca incessante por inovação. Essa busca fez com que a empresa se tornasse pioneira em diversos momentos no que diz respeito à implementação de novas tecnologias, como contratos digitais e assinaturas remotas, por exemplo.
Com isso, a RNI descobriu uma nova potencialidade: o uso da tecnologia a favor do cliente. Esse insight permitiu à empresa melhorar o suporte de vendas, compreendendo que a jornada de compra de imóveis é híbrida, pois começa no digital e se encerra no plantão de vendas, com o apoio de um corretor. Além disso, a empresa identificou novas potencialidades a favor da inteligência de mercado, gestão de dados e criação de personas dos produtos, aprimorando ainda mais suas estratégias de vendas.
Inovação na Jornada de Compra
Com isso, a RNI se destacou ao trazer uma reformulação significativa ao criar uma jornada híbrida em seu site, enquanto muitas empresas investiam em landing pages e chatbots limitados a árvores de decisão.
“Essa abordagem permite que o usuário possa ´levantar a mão´ a qualquer momento e ser assistido por um corretor, integrando o mundo físico e digital de forma harmoniosa”, pontua Mariana Ortigosa, gerente nacional de Marketing e Performance Comercial da RNI.
A empresa foi além ao automatizar seus canais através da inteligência artificial, oferecendo um atendimento completo e unificado em várias plataformas, como site, WhatsApp, Messenger e Instagram Direct. Com a parceria com a Salesforce e o uso da solução Einstein, a RNI criou uma jornada que qualifica leads, permitindo que os corretores recebam informações valiosas sobre os potenciais clientes, como renda, possibilidade de composição de renda e uso de FGTS, otimizando o processo de atendimento.
A utilização da IA generativa combinada com uma árvore de decisão, permite que as informações recebidas dos clientes nas interações, fazem com que a IA continue aprendendo e evoluindo, isso porque considera as respostas e reações dos usuários e busca validação em bases de conhecimento já validados internamente pela RNI. Em casos em que não existam respostas para as dúvidas do usuário nessas bases, a IA faz uma consulta externa através da integração com a Open AI. Esse é o segredo da IA da RNI.
Com isso, a RNI criou uma solução segura e controlada. A integração oficial com a OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, possibilitou a criação de gatilhos específicos no Einstein Bot, da Salesforce. Isso garantiu que o usuário não se desviasse do objetivo principal: qualificar o lead e proporcionar um atendimento de qualidade.
O bot desenvolvido pela RNI consegue se adaptar ao formato de comunicação do usuário, seja texto ou áudio, tornando a interação mais natural e acolhedora. Além disso, todos os scripts utilizados pelo bot são validados juridicamente, garantindo a precisão e legalidade das informações fornecidas.
No pós-venda, a companhia está expandindo o uso da IA para proporcionar um atendimento contínuo e eficiente. “Para o final de junho, temos previsão de lançar uma nova solução que permitirá aos clientes consultar o andamento das obras, gerar boletos, negociar condições de pagamento e receber atualizações em tempo real. Isso reduzirá significativamente a sobrecarga da central de atendimento e melhorará a experiência do cliente”, finaliza Ortigosa.
A combinação do atendimento digital e humano, potencializada pela inteligência artificial, reflete o compromisso da empresa com a qualidade e a inovação. A abordagem pioneira da RNI serve de exemplo para o setor imobiliário, mostrando que é possível integrar tecnologia e atendimento personalizado para criar uma experiência de compra verdadeiramente híbrida e satisfatória.
Sobre a RNI
Fundada em São José do Rio Preto (SP) em 1991, a construtora e incorporadora RNI faz parte das Empresas Rodobens, um dos maiores grupos empresariais do País, com atuação nos segmentos financeiro e de varejo automotivo – banco, consórcio, corretora de seguros, leasing & locação, automóveis e veículos comerciais. Com a missão de multiplicar empreendimentos imobiliários de qualidade em todo o Brasil, transformando e desenvolvendo as regiões onde está presente, a empresa contabiliza 205 projetos lançados, atuando em 61 cidades de 12 Estados. Com capital aberto desde 2007, já lançou mais de 79 mil unidades, somando 7,5 milhões de m² construídos. A RNI também participa do programa governamental Minha Casa Minha Vida.
Informações para a imprensa
RNI – RPMA Comunicação
Cláudio Monteiro – rni@rpmacomunicacao.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Claudio Geraldo Guedes Monteiro
claudio.monteiro@rpmacomunicacao.com.br