O Ibovespa abre esta segunda-feira (4) cotado na casa dos 128 mil pontos. O valor é considerado recorde para a bolsa de valores brasileira. Na sexta-feira (1º), o índice fechou em alta de 0,67%, em 128.185 pontos.
A alta ocorreu após as falas realizadas pelo presidente do Banco Central dos Estados Unidos acerca do que os analistas chamam de “pouso suave” – ou seja, uma trajetória equilibrada entre inflação e desemprego, neste caso. As falas elevaram o otimismo do mercado acerca das expectativas futuras da economia internacional.
No Brasil, o bom desempenho de dados como do desemprego e da taxa básica de juros também favoreceram a atratividade à bolsa de valores do país. Na última semana, ocorreu a renovação da mínima do índice risco-país, mensurado pelo Credit Default Swap, CDS. Quanto menor a pontuação, melhor é a percepção dos investidores em relação ao Brasil.
Pelo segundo dia consecutivo, as ações que mais subiram foram das empresas Cielo (CIEL3), Magazine Luiza (MGLU3) e Embraer (EMBR3), que subiram 7,96%, 7,45% e 6,23%, respectivamente.
Já as baixas aconteceram com Klabin (KLBN11), Braskem (BRKM5) e Suzano (SUZB3), que caíram 6,25%, 5,85% e 3,75%.
Entre as ações mais negociadas, Vale (VALE3) e Bradesco (BBDC4) registraram alta.
No último pregão, o total negociado na B3 foi de R$ 26 bilhões.
Os dados referentes à bolsa de valores brasileira podem ser consultados através da B3.