Com a transformação digital acelerando o ensino, o uso de ferramentas tecnológicas para aprender inglês tem se tornado cada vez mais popular. Uma pesquisa global da Pearson revelou que a Geração Z é significativamente mais propensa a praticar o inglês por meio de jogos online ou chats virtuais, com 37% dos entrevistados dessa faixa etária optando por essas plataformas, em comparação a 0% entre os boomers (nascidos entre as décadas de 1940 e 1960)
No Brasil, a proficiência em idiomas ainda é baixa em comparação com outros países, com apenas 5% da população brasileira fluente em inglês, segundo a British Council. Para suprir essa demanda, aplicativos e recursos interativos têm se mostrado ferramentas essenciais no processo de aprendizagem.
Diante disso, Juliana Rosa, especialista em intercâmbio e executiva de vendas da Ebony English, dá 4 dicas de ferramentas tecnológicas que podem ser usadas para aprender inglês de maneira acessível.
1 – Aplicativos
Aplicativos como Duolingo oferecem aulas interativas e personalizadas, permitindo que os usuários aprendam vocabulário, gramática e pronúncia em pequenos blocos diários. Além de serem gratuitos ou de baixo custo, esses apps utilizam técnicas de gamificação para tornar o aprendizado mais divertido e motivador. Outra estratégia eficaz é mudar as configurações de celulares, redes sociais, aplicativos de gestão e GPS para o inglês. Isso ajuda a integrar o idioma ao cotidiano, facilitando a memorização de termos e expressões comuns e contribuindo para a reprogramação mental no uso do inglês.”
2 – Assistentes Virtuais
Assistentes de voz como o Google Assistente, Alexa e Siri podem ser usados para praticar inglês em atividades do dia a dia, como fazer perguntas, obter informações, ou definir lembretes, tudo isso utilizando o idioma que você está aprendendo.
3 – Música e Podcasts
Ouvir músicas e podcasts é uma maneira eficaz e divertida de consumir o idioma. Plataformas como Spotify e Apple Podcasts oferecem milhares de podcasts educativos e conversacionais que ensinam inglês de forma prática. Músicas também são uma ótima forma de aprender expressões idiomáticas e melhorar a compreensão auditiva.
4 – Inteligência artificial
A inteligência artificial (IA) tem se mostrado um recurso poderoso na personalização do aprendizado. Ferramentas como a ChatClass, oferecida pela Ebony, possibilitam que todos os alunos a utilizem via WhatsApp, analisando áudio e fornecendo feedback detalhado sobre o desempenho. Além disso, plataformas como o Gemini, da Google, permitem simular diálogos, oferecendo uma prática de conversação interativa e personalizada, adaptada às necessidades de cada aluno.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAISE ALVES DE CARVALHO SILVA
laise@oliverpress.com.br