Não há dúvidas de que frequentar um curso de inglês para aprender o idioma já é coisa do passado. Mas imagina poder aprender a nova língua sem nem mesmo precisar parar para acessar uma plataforma online? Essa é a nova aposta da Transfer English, uma das maiores operadoras de inglês online do país, com mais de 70 mil alunos em mais de 100 países, que acaba de incorporar uma ferramenta com Inteligência Artificial para garantir o aprendizado enquanto se navega pela internet – seja lendo um site de entretenimento ou fazendo uma pesquisa para o trabalho – de maneira passiva.
A nova ferramenta, batizada de Flipster, é instalada no computador do usuário através de download. Em seguida, durante todo momento em que ele estiver navegando pela internet, o sistema irá traduzir para o inglês palavras específicas do conteúdo acessado. Conforme ele usar o mouse, a palavra traduzida também terá sua pronúncia correta indicada por voz. É possível favoritar ou salvar palavras novas para consultar depois. Conforme o uso da ferramenta, as palavras traduzidas vão sendo cada vez mais sugeridas de acordo com o perfil exato de quem a acessa.
– Percebemos que muitas pessoas acabam não se dedicando ao aprendizado de uma segunda língua por falta de tempo. Vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico e a rotina pesada acaba deixando o aprendizado do inglês para o segundo plano. Mesmo com a facilidade de aulas online para assistir quando e onde quiser, o aluno ainda precisa despender de alguns minutos ao dia para isso. Foi quando nos perguntamos como seria possível aprender e praticar o inglês no dia a dia sem ter que parar para estudar. E então, assim que esbarramos com um time de desenvolvedores que tinham iniciado o desenvolvimento desta solução, ficamos super empolgados e resolvemos trazer para dentro do nosso ecossistema. Daí nasceu o Flipster – relembra Bruno Simantob, CEO da Transfer English.
Voltada para qualquer pessoa que queira aprender e praticar o inglês, a ideia é que a nova ferramenta seja utilizada enquanto o usuário executa as mais diversas tarefas de seu dia a dia no computador. Ou seja, uma exposição constante. Ao começar a usar a ferramenta, é possível escolher o nível de inglês em que se encontra (do básico ao avançado), quantidade de palavras a serem traduzidas e nível de complexidade delas.
O investimento total do Flipster, que levou um ano para ser desenvolvido, foi de R$ 2,5 milhões. A expectativa é que a ferramenta, que estará disponível na loja de aplicativos do Google Chrome, atinja 1% da base de usuários do navegador no Brasil, em até 3 anos.
Metodologia
A Transfer English utiliza a técnica de transferência linguística como uma evolução da metodologia de ensino do inglês. Esta abordagem metodológica também aparece no Flipster de forma proposital. A equipe acadêmica da Transfer English trabalhou em conjunto com o time de desenvolvedores do Flipster de modo a oferecer a maior eficiência possível no ensino de inglês utilizando a ferramenta.
O Flipster hoje se respalda em 3 pilares metodológicos:
1. Os paralelos linguísticos, que são as similaridades diretas entre as palavras do inglês com o português (ex: computer, television, microphone, adaptation, aviation…). Estes paralelos são destacados de maneira diferente e priorizados quando a ferramenta está configurada nos níveis mais básicos.
2. A repetição espaçada, que permite a fixação do vocabulário através da inserção estratégica de vocábulos no espaço de tempo adequado, garantindo que a curva de esquecimento seja bloqueada e o usuário nunca mais esqueça daquilo que aprendeu.
3. Frequência de contato: assim como um intercâmbio em que você não perde o contato com o idioma, o Flipster promove uma frequência de contato muito alta com o inglês para que você nunca mais “enferruje” no idioma.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDREIA DUARTE LOPES
andreia@canalacomunicacao.com.br