*Por Rudah Galli
A transformação digital é item vivo e obrigatório em todos os setores que movem a economia à nível global e o segmento da Educação é um dos mais impactos nos últimos anos. Este mês tivemos uma das provas mais relevantes do setor, o ENEM, e a movimentação em torno de tais atividades nos fazem refletir sobre quais são as tendências de inovações para a educação no país.
Para isso, destaco alguns pontos que acredito serem interessantes. Confira:
– Inteligência Artificial: A IA é uma realidade imponente na sociedade como um todo e não deve ser ignorada pelos profissionais da educação. Apesar de algumas pessoas terem legítimos receios sobre essa inovação, é preciso estudar e entender como aplicá-la da forma correta, otimizando, por exemplo, o gerenciados de uma grande quantidade de dados dentro das escolas e universidades;
– Customização do ensino: é cada vez mais latente o quanto é eficiente apostar na customização de ensino, levando em consideração o perfil de cada aluno, bem como quais são seus objetivos futuros e profissionais;
– Gamificação: já existem muitas plataformas que oferecem recursos de gamificação, que tornam o ensinamento cada vez mais atrativos, gerando conexões e identificação, principalmente do público mais jovem;
– Desenvolvimento de soft skills: se você ainda não ouviu falar sobre as tais soft skills, está perdendo tempo e mercado, pois são as habilidades que vão além da técnica. O interessante é notar que as inovações do mundo da educação já permitem que professores e gestores consigam ir além das matérias básicas e passem a oferecer grades educacionais cada vez mais ricas, destacando também o desenvolvimento das soft skills e preparando os profissionais do futuro.
Por fim, caro leitor, estamos diante de um mercado que movimentou, em 2023, cerca de R$220,5 bilhões, segundo dados da Pesquisa IPC Maps, consultoria especializada no estudo do consumo dos brasileiros. Tal valor representa um crescimento de 9,4% em relação à 2022, ou seja, há avanços e, principalmente, espaço para que novas tecnologias elevem cada vez mais o nível educacional de nosso país. Basta querer!
Rudah Galli é CRO da GOK, especializada em acelerar a inovação e a tecnologia nas empresas. Seu principal propósito é elevar as empresas a outro patamar, transformando ideias audaciosas em realidade tangível. Com um ecossistema de soluções end-to-end, a GOK acompanha os líderes de negócio, tecnologia e produto em todas as suas jornadas, oferecendo soluções de Digital Transformation, Customer Experience & Strategic Design, Scale Tech, AI Custom Made e o INKUBA Venture Studio. Com um crescimento médio de 40% nos últimos quatro anos, seu portfólio conta com grandes clientes, como Grupo RD, Pernambucanas, Pefisa, Decathlon, Condor, Digio (Bradesco), dentre outros.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Renniê Paro
rennieparo@gmail.com