Seja pela capacidade de ouvir, ver e gerar textos, áudios e imagens a partir de comandos em linguagem natural, a IA está se tornando onipresente nos dispositivos móveis. Com o potencial de mudar a forma de interação entre pessoas e máquinas, a tecnologia transformou os celulares em verdadeiros assistentes pessoais e parceiros inteligentes do dia a dia, proporcionado uma experiência cada vez mais personalizada e eficiente.
Nos smartphones mais recentes, a inteligência artificial já se integrou aos assistentes virtuais, câmeras fotográficas e chamadas telefônicas e há potencial ainda maior para sua expansão em outras áreas. Veja algumas novidades já anunciadas pelas principais fabricantes de celulares.
Tradução de conversas em tempo real
A sul-coreana Samsung lançará ainda este ano um serviço de tradução em tempo real durante ligações, o que favorece a eliminação de barreiras linguísticas e a comunicação em diferentes idiomas. Essa nova ferramente, já poderá ser usada no novo Samsung Galaxy S24 series. No entanto, a companhia não informou se o português estará entre os idiomas contemplados.
Assistentes ainda mais inteligentes
A Apple também já destacou inovações envolvendo a IA que devem chegar em breve ao mercado. Um dos destaques foi a melhoria na Siri, mais potente a partir de uma tecnologia similar ao ChatGPT, o que pode diminuir a necessidade de recorrer à tela do celular, graças aos comandos de voz. Os smartphones ainda poderão transcrever áudios de forma automática e levar as mensagens à tela para ocasiões em que a pessoa não possa ouvir o interlocutor.
Fotos aprimoradas
A câmera do novo iPhone também ganhou incrementos com a inteligência artificial. O dispositivo detecta de forma automática se uma fotografia retratará alguém e ativa o modo retrato. A IA ainda intervém em balanço de luz e foco. Aparelhos Android equipados com o novo chip Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 também oferecem uma tecnologia avançada para aprimorar a qualidade das fotos. A fabricante de processadores para smartphones promete reprodução de cores mais vívida e resolução melhor, garantindo uma experiência fotográfica ainda mais impressionante.
Vídeos melhores à noite
A Qualcomm também destaca que os dispositivos equipados com seu mais recente chip serão capazes de capturar imagens noturnas mesmo em ambientes de baixa luminosidade, graças ao auxílio da inteligência artificial para o ajuste de luz. À noite, as câmeras muitas vezes não conseguem obter informações adequadas, mas a tecnologia pode compensar isso, reduzindo ruídos e aprimorando a qualidade da imagem por meio da criação de pixels adicionais.
Segurança potencializada
Uma nova camada de segurança para o envio de arquivos, denominada 2CPA, que faz uso da IA para aprimorar a criptografia, foi outro recurso anunciado pela Qualcomm. Esse modelo de codificação de mensagens e arquivos visa elevar os padrões de privacidade e proteção dos usuários.
Essas são apenas algumas das muitas maneiras pelas quais a IA está transformando os smartphones em dispositivos mais inteligentes, úteis e personalizados. Portanto, estamos apenas começando a conhecer do que é possível quando combinamos a inteligência humana com a artificial na palma de nossas mãos.
*Stephanie Peart é Head da Leapfone, startup pioneira no conceito de Phone as a Service e na oferta de smartphones como novos por assinatura