75% dos líderes e gestores de RH entendem como prioritária a necessidade de incorporar soluções de inteligência artificial em plataformas de gestão de recursos humanos. O dado compõe a pesquisa Human Capital Management Solutions Report, feita pela empresa MIT Sloan Management Review BR, com apoio da HR Tech LG lugar de gente.
CEOS, diretores, consultores e gerentes de mais de 140 organizações brasileiras participaram do levantamento, que contou com metodologia baseada em questionário-base sobre as principais demandas do setor, percepção de valores e estratégias de aplicação de plataformas de gestão.
O estudo investigou o uso de soluções de Human Capital Management (HCM), que são o conjunto de estratégias e ferramentas ligadas à gestão de capital humano, seja por uso segmentado, como processos de folha de pagamento, recrutamento e seleção, seja por como plataformas transversais de integração de processos.
A análise identificou expectativas, aplicações, entraves e vantagens na adoção de soluções tecnológicas, no território nacional.
Oportunidades para o setor – Inteligência Artificial já se tornou tópico indispensável para qualquer empresa. Na Gestão de Pessoas, as empresas enxergam que o assunto continua em desenvolvimento. Por mais que 75% de líderes do setor tenham como prioridade implementar soluções de IA em plataformas de gerenciamento de pessoas, apenas 20% conseguem identificar aplicações claras da ferramenta em seus sistemas.O dado evidencia que ainda há uma gama de possibilidades de implementação de IA em processos de HCM a serem exploradas.
O estudo também revelou que, para 67% dos gestores e líderes de RH, o principal benefício da implantação de HCM se dá no fortalecimento da visão estratégica.
Com a utilização das plataformas, 69% dos entrevistados ressaltaram a eficiência operacional como principal indicativo de vantagem, acompanhado de automatização de processos e análises assertivas sobre equipes e colaboradores, ambos destacados por 64,19% dos participantes.
“O RH necessita ser mais analítico. É um grande desafio atualmente. A área deve atuar como um facilitador ao promover educação sobre a importância dos dados, além de liderar iniciativas de integração e análise. Deve ser um exemplo ao utilizar de dados para definir estratégias e direcionar a liderança da companhia. Contudo, não podemos esquecer que as habilidades de gestão e humanas são igualmente fundamentais para o sucesso”, explica Daniella Vasconcelos, Gerente de Estratégia e Excelência do Cliente na LG lugar de gente.
Tomadas de Decisões – O estudo indica que as ferramentas de HCM otimizam processos e ajudam na análise de dados para construção de estratégias. Como destaque, as plataformas também servem como termômetros de tomada de decisão e impulsionam o engajamento dos colaboradores, esse último valorizado por 87% dos executivos C-Level no Brasil. No lado financeiro, a implementação das soluções tem saldo positivo para o bolso das companhias. 66% dos entrevistados disseram ter redução de custos após a implementação de HCM.
Saúde mental e bem-estar – É imprescindível ter como ponto focal no planejamento estratégico do RH a satisfação dos colaboradores. A pesquisa elucida essa preocupação, já que 74% dos entrevistados disseram ter como prioridade a incorporação de soluções de saúde mental, mas ainda existe baixa adesão de processos que integram tecnologias pensadas para esse assunto.
Apenas 18,24% das empresas dispõem efetivamente de tais ferramentas.
Este tópico ilustra uma tendência do setor em procurar por plataformas que ofereçam usos para além de processos burocráticos, mas como facilitadoras e canalizadoras de ações voltadas ao gerenciamento de clima organizacional e felicidade corporativa.
“É importante utilizar de dados para obter feedback contínuo dos colaboradores. Esta prática melhora a retenção de talentos e o engajamento, além de estar ligada diretamente com a estratégia estabelecida pelo setor”, conclui Daniella.
Para conhecer as soluções oferecidas pela LG lugar de gente, acesse: Soluções em Gestão de Pessoas para sua empresa – LG lugar de gente.
Sobre a LG lugar de gente
A LG lugar de gente é uma companhia desenvolvedora de tecnologia para gestão do capital humano. Conhecida como a Maior HR Tech do Brasil, segundo o Anuário Informática Hoje 2022, a empresa é pioneira em inovação desde 1985. No mercado, a LG lugar de gente contribui para a transformação digital do RH de mais de 2.000 clientes diretos e indiretos, ofertando soluções capazes de melhorar a fluidez de processos e reduzir retrabalhos e desburocratizar tarefas operacionais – fatores que ajudam a gestão de pessoas a ter mais tempo para engajar e inspirar as pessoas. Mais de 1,8 milhão de trabalhadores em todo Brasil têm sua folha de pagamento processada pelos produtos LG lugar de gente.
O carro-chefe para apoiar a revolução digital dos RHs recebe o significativo nome de Suíte Gen.te. Trata-se de uma plataforma completa e integrada de sistemas de gestão que dá ao usuário uma visão completa dos processos. A ferramenta é 100% em nuvem e conta com módulos de gamificação, people analytics, inteligência artificial, chatbots, business intelligence, mobilidade, dentre outros recursos como autoatendimento para smartwatchs.
Além de ter sido eleita por 8 vezes a empresa mais lembrada em software de folha de pagamento pela premiação Top of Mind de RH, também possui a Certificação ISO 27001 e a ISSO 27701, referências internacionais para gestão da segurança e privacidade da informação, e Relatório ISAE 3402, que atesta a conformidade aos principais requisitos de governança e controle. A companhia se encontra entre os maiores fornecedores para HCM do mundo, e foi certificada pela GPTW por seu investimento em ESG, e aplicação de boas práticas de gestão de pessoas.
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