O Localiza Labs recebeu, na última semana, André Petenussi, CTO da Localiza&Co, e Marcelo Pivovar, CTO da Oracle, para debater o futuro da Inteligência Artificial (IA) no evento: “O que esperar da IA para 2025?”, que contou com um público de mais de 300 pessoas. Os especialistas abordaram as tendências, desafios e oportunidades para o ano. Para os líderes, 2025 será um ano de consolidação e transformação, com as empresas ampliando suas iniciativas em IA e colhendo resultados concretos.
“Veremos uma evolução significativa na adoção da IA, com mais ferramentas focadas em eficiência operacional e automação. As empresas que se adaptarem mais rápido terão vantagem competitiva”, destacou Petenussi. Segundo ele, a IA se tornará tão presente no ambiente de negócios que a capacidade de curadoria será essencial para profissionais de todas as áreas. Vivemos a gênese de uma tecnologia que vai moldar como vamos viver e nos relacionarmos em sociedade nos próximos anos”, diz.
Petenussi ainda destacou o impacto da tecnologia na geração de resultados e na eficiência corporativa. “A IA não está aqui para substituir trabalhadores, mas para potencializar habilidades. No mercado corporativo, veremos uma mudança significativa, na qual profissionais precisarão aprender a tomar decisões baseadas em um modelo probabilístico e entender os limites da tecnologia”, explicou.
Já Pivovar ressaltou que a democratização da IA permitirá avanços na resolução de problemas complexos e trará benefícios diretos para a sociedade. “A IA está deixando de ser uma ferramenta exclusiva de grandes corporações e se tornando acessível para pequenas e médias empresas. Estamos entrando em uma era de agentes autônomos, que transformarão a maneira como trabalhamos e interagimos com a tecnologia. Grande parte da automação de trabalho pesado e repetitivo também no mundo físico será feito por IA”, afirmou.
Durante o evento, os líderes também discutiram os desafios de implementação da IA nas empresas, como a necessidade de infraestrutura de dados, clareza estratégica e capacitação profissional. Outro ponto de destaque foi a ética no uso da tecnologia. “A verdade é que não tem volta. A IA é uma ferramenta extremamente poderosa, e precisamos garantir que as próximas gerações tenham consciência de seu impacto e uso responsável”, ressaltou Pivovar.
Pivovar complementa que acredita que a IA está “expandindo a nossa capacidade de cognição” e que gosta de olhar para a tecnologia como uma ferramenta de extensão da capacidade humana para o ser humano conseguir melhorar ainda mais o lugar onde ele vive. Em um cenário de avanços acelerados e desafios globais, a tendência é que a tecnologia se torne cada vez mais acessível e especializada. Estamos entrando em uma nova era, na qual veremos modelos extremamente performáticos e especializados, em que a IA será uma extensão das nossas capacidades, tornando-se tão natural que, em muitos casos, nem perceberemos sua presença no dia a dia”, afirmou.
O evento também trouxe a discussão de que, com o avanço da IA, espera-se que as pessoas possam ter mais tempo para se dedicar às atividades que mais valorizam, como passar tempo com a família e amigos. Além disso, a integração da IA em dispositivos do cotidiano, como smartphones, permitirá funções de monitoramento de saúde avançadas, e o ambiente de trabalho incorporará realidades mistas, proporcionando experiências mais imersivas e eficientes.
Por fim, a adoção de agentes de IA que executam tarefas de forma autônoma, como fazer reservas ou coletar informações, está se tornando uma realidade cada vez mais presente, facilitando o dia a dia dos usuários. Essas perspectivas reforçam a visão de que a IA não apenas transformará o mercado e as empresas, mas também terá um impacto profundo na vida cotidiana das pessoas, promovendo uma integração mais natural e humanizada da tecnologia em nossas rotinas.
O evento “O que esperar da IA para 2025?” reafirma o compromisso da Localiza&Co, por meio das ações do Localiza Labs, em impulsionar a inovação e fomentar discussões relevantes sobre o futuro da tecnologia. Além disso, reafirmou a relevância da IA para os negócios e sociedade, apontando que a eficiência e a especialização serão as grandes métricas para o sucesso da utilização da IA nos próximos anos.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LETICIA BRITO DE ANDRADE
ana.rachid@inpresspni.com.br