A inteligência artificial chegou para ficar: já é uma realidade em todos os setores do mercado e da vida moderna. Ela nada mais é do que um conjunto de tecnologias dedicadas a criar sistemas e máquinas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. A IA já está presente no nosso cotidiano, como no: Siri, Meta IA, ChatGPT, carros autônomos, sistemas de recomendação de streaming e diagnósticos médicos assistidos por computadores são apenas alguns exemplos.
No mercado de trabalho, a implementação da Inteligência Artificial já está em vigor. Um exemplo disso é a Sóbrancelhas, uma rede de franquias brasileira de beleza e estética, especializada no design de sobrancelhas e outros serviços estéticos relacionados, como a depilação, tintura, e microblading. A marca foi fundada em 2014 pela empresária Luzia Costa, e tem se expandido ao longo dos anos, com diversas unidades espalhadas pelo Brasil, já usando a IA, sendo um modelo de negócios acessível e prático.
Rafael de Souza, consultor de negócios do Sebrae, um dos palestrantes na Convenção da Sóbrancelhas que ocorreu neste mês de novembro, acredita que o uso de Inteligência Artificial pelos franqueados da Sóbrancelhas está apenas começando.
“Hoje temos o PDV, que faz a gestão de todas as vendas da rede. Temos o básico na rede Sóbrancelhas, que é o lançamento das vendas, controle de estoque. Agora vimos uma oportunidade de criar um pouco de automação e trazer dados para esses franqueados. Vimos de começar uma iniciativa de dados para essas unidades e analisar todas as redes, gerando insights para eles.” A partir disso, a Sóbrancelhas pode comparar os resultados de cada franqueado, para ajudar no dia a dia. Ele diz que agora, começaram a fazer pesquisa de satisfação com os clientes pelo WhatsApp: “Quando o cliente paga e finaliza a venda, depois de uma hora é enviada uma mensagem para ele avaliar o serviço realizado pela marca”.
Além dessa facilidade com os clientes, há uma expansão para os franqueados também. Rafael continua dizendo: “A gente tem o fluxo onde a pessoa se cadastra, colocando os dados dela com o interesse de se tornar um franqueado.” Dessa maneira, ela facilita essa expansão da rede e a venda de franquias.
Luzia, CEO da rede, complementa que “a tecnologia é um pilar essencial para o crescimento sustentável das nossas franquias. A Inteligência Artificial nos ajuda a entender melhor o comportamento do cliente, otimizar a gestão das unidades e oferecer uma experiência mais personalizada e eficiente. Sempre penso como podemos combinar inovação com o toque humano que faz parte do DNA da Sóbrancelhas, e como diferentes gerações se adaptarão a isso.”
Apesar desse grande uso da IA, o consultor garante que é apenas um pontapé inicial e eles estão numa vanguarda de algo maior para o futuro. Projetos como comanda, ponto e escala, agendamento on-line e auto-atendimento já estão sendo planejados para a rede Sóbrancelhas – facilitando processos administrativos e operacionais, a Inteligência Artificial já é uma realidade do presente. Ela oferece não apenas inovação, mas também um caminho para maior eficiência e escalabilidade no mercado. “O que estamos buscando é uma forma de fazer com que as unidades faturem mais, conheçam bem o seu cliente”, finaliza Rafael.
Sobre Sóbrancelhas:
A Sóbrancelhas, rede de estética facial, conta com mais de 200 unidades espalhadas pelos países: Brasil, Argentina, Bolívia e Portugal. A primeira loja foi lançada em 2013, em Taubaté-SP. A marca foi pioneira nos serviços voltados para o olhar e beleza do rosto com o mercado de quiosques. Luzia Costa é CEO do Grupo Cetro, que detém as marcas Sóbrancelhas, Reduci, DepilShop, entre outras. A empresária coleciona prêmios, como: Prêmio Grandes Mulheres, na Categoria de Médias Empresas, realizado pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios – PEGN e Facebook; Destaque Empresarial 2018 & Revelação na área de Empreendedorismo Social; Prêmio Empresário do Ano Top of Quality Gold Internacional, entre outros. Já a Sóbrancelhas possui prêmios como Melhores Franquias da PEGN, Selo de Excelência no Franchising (ABF), Negócios em expansão (Exame), Certificado de Franquia Internacional, entre outros. A Sóbrancelhas possui serviços e técnicas de estética facial como: Extensão de cílios, aplicação de henna, design de sobrancelhas e visagismo, micropigmentação, limpeza de pele, depilação egípcia, além de um portfólio de produtos exclusivos para cuidado com a face!
Para informações (Imprensa)
Queissada Comunicação
Agência de RP & Digital Full Service
Beatriz Cerqueira – assessoria@queissada.com.br – (11) 99779 9281
Laíse Marcondes – atendimento@queissada.com.br – (12) 99674 5960
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Pedro Henrique Amaral Ferreira
conteudo@queissada.com.br