São Paulo, junho de 2024 – A Juntos Somos Mais, Joint Venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua na digitalização e na propagação de benefícios para o setor da construção civil, e o Instituto de Pesquisas Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (ANAMACO), anunciam o lançamento do Termômetro JS+ Anamaco, novo indicador do varejo da construção elaborado pela vertical de inteligência da empresa.
O estudo, cuja primeira edição será publicada em 17 de junho, reúne um conjunto de informações que permite analisar o panorama geral do varejo de materiais de construção (matcon), além de trazer insights que apoiam a tomada de decisão dos principais atores do setor de construção, como indústrias, varejistas, distribuidores e atacadistas.
“Como a Juntos Somos Mais opera o maior e mais abrangente ecossistema do varejo de matcon do país, seu histórico de transações, online e offline, entre indústria e varejo, fornece todas as informações necessárias à elaboração de um dos mais completos mapas de performance e análise de tendências do comércio varejista da construção civil”, afirma Juliana Carsoni, CEO da Juntos Somos Mais.
O Termômetro JS+ Anamaco se diferencia de outros índices do mercado por sua cobertura de dados, análise por regiões e indicadores exclusivos. A ferramenta combina dados agregados das transações de indústrias e lojistas de matcon com números da pesquisa Tracking Anamaco, que utiliza a metodologia CATI (Computer Assisted Telephone Interviews) para a coleta das informações.
Além disso, a medição abarca diversos segmentos de lojas e categorias do segmento, como cimento, aço hidráulico, tintas, materiais elétricos, ferramentas elétricas e manuais, fechaduras, entre outros. Dessa forma, permite mensurar informações como sell-in (vendas do fabricante para o varejista), positivação (quantidade de lojas comprando das indústrias) e variação de preços (comparação do valor dos itens vendidos para as lojas de materiais de construção). O estudo também traz comparativos mensais, anuais e dentro do intervalo dos últimos 12 meses, além de discriminar os dados por regiões.
”O novo indicador traz um termômetro de vendas essencial para a economia, uma vez que reflete as tendências e necessidades do mercado. Estamos confiantes de que será um recurso valioso para orientar decisões e promover o crescimento sustentável do setor”, destaca Cassio Tucunduva, presidente da ANAMACO.
Em sua primeira edição, O Termômetro do Varejo da Construção Civil vai considerar a análise de dados de mais de 21 milhões transações de vendas, em todas as regiões do país, com base em dados dos últimos três anos, além de se basear em entrevistas realizadas mensalmente com mais de 600 lojas de matcon.
Com a publicação de atualizações mensais e edições consolidadas anualmente, a ferramenta deve se consolidar como referência para apoiar estudos de mercado, bem como o planejamento estratégico e tático de todos os players do setor.
“As informações contidas no Termômetro são fundamentais para, de um lado, a indústria gerenciar suas ofertas e reorganizar prateleiras no ambiente digital, e, do outro, para os lojistas repensarem estratégias e acompanharem os movimentos de mercado na hora de reporem seus estoques”, afirma Katia Ratnieks, Consultora do Instituto de Pesquisas da ANAMACO.
Inteligência de dados
O lançamento do Termômetro JS+ Anamaco representa mais um avanço na frente de inteligência de dados da Juntos Somos Mais, empresa que entrou no mercado de construção civil com um programa de fidelidade, o Juntos Somos +, e, mais recentemente, passou a operar um marketplace B2B próprio, a Loja Virtual, por onde, somente no ano passado, transacionou mais de R$ 10 bilhões.
Com sua vertical de inteligência, a Juntos pretende se estabelecer, também, como uma referência na geração de dados e insights para o setor da construção civil.
“O fornecimento de dados para o mercado está diretamente ligado ao propósito do nosso negócio, que é impulsionar a digitalização para transformar a construção civil. Diante da escassez de informações consolidadas para nortear as decisões tomadas pelos principais agentes do setor, decidimos usar nossa expertise e compartilhar informações, livremente concedidas pelos nossos parceiros, em favor de toda a cadeia da construção” afirma Juliana Carsoni, CEO da Juntos Somos Mais.
Para ter acesso gratuito ao Termômetro JS+ Anamaco, basta acessar este link e preencher com as informações cadastrais.
Saiba mais | Juntos Somos Mais
O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento, tendo em vista desenvolver o varejo e contribuir para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, uma rede que tem como propósito fortalecer, desenvolver e qualificar o varejo da construção civil. Além de oferecer o programa de fidelidade, a startup também opera a Loja Virtual, um marketplace B2B que conecta online o comércio varejista de materiais de construção a marcas da indústria. Atualmente, mais de 30 empresas líderes em seus segmentos participam do programa de fidelidade, juntamente com mais de 100 mil lojas. Na Loja Virtual, são mais de 10 mil lojistas comprando mensalmente. Saiba mais por meio do site oficial.
Informações à imprensa
Jackson Viapiana – jackson.viapiana@maquinacohnwolfe.com
Jessica Lessa – jessica.lessa@maquinacohnwolfe.com
Thayna Madruli – thayna.madruli@maquinacohnwolfe.com
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEUSARINA ALVES SANTANA
deusarina.santana@maquinacohnwolfe.com