*Por Luciano Naganawa
Que a era da Inteligência Artificial chegou para ficar, é fato. O ponto é como as soluções baseadas em IA têm impactado o mundo dos negócios. Quando colocamos nosso olhar sobre a Indústria, 2024 tem sido um ano no qual a IA generativa tem sido adotada de forma crescente, provocando reflexões sobre como as empresas devem se adequar para aproveitar as vantagens desta inovação.
Para se ter uma dimensão desse mercado, de acordo com a pesquisa global “TMT Predictions 2024”, da Deloitte, empresa com serviços profissionais diversificados, 2024 será um período de expansão plena da IA generativa, com um aumento de receita de US$10 bilhões em todo o mundo.
Tais dados corroboram e reforçam que gestores dos mais diferentes tipos de negócios devem estudar e mergulhar nesse universo. Isso porque, dentre as diversas vantagens da IA generativa, podemos listar o aumento da produtividade; eficiência no processamento de dados; resolução de problemas complexos; redução de custos; e otimização de sistemas já existentes.
Vale destacar aqui que com essa expansão, CEOs e líderes devem ficar atentos a medidas proativas, transparentes e éticas, evitando eventuais problemas jurídicos. Para ajudar nessa missão, listo abaixo um mini Manual de sobrevivência das empresas que desejam aplicar à IA em seu dia a dia. Confira:
– Liderança visionária: é fato que a liderança desempenha um papel fundamental na promoção de uma cultura de inovação. Portanto, líderes devem investir em novas tecnologias e talentos, inspirando suas equipes a embarcarem na jornada da transformação digital e pensar em soluções que aprimorem as atividades no dia à dia;
– IA na produtividade: desenvolver capacidades internas robustas é essencial. Isso inclui formar equipes de tecnologia competentes e criar hubs de inovação. Nesse sentido, é preciso internalizar talentos e reduzir a dependência de fornecedores externos;
– Modernização tecnológica: migrar para infraestruturas modernas, como a nuvem, é essencial para manter escalabilidade e flexibilidade. Além, de claro, se manter atento ao lançamento de novas tecnologias;
– Cultura baseada em dados: uma cultura orientada por dados é fundamental para decisões informadas e estratégias eficazes. Portanto, invista em governança de dados e tecnologias de IA para transformar áreas como marketing e recursos humanos, aumentando a eficiência e gerando novas receitas.
– Escalabilidade e Adoção: por fim, para que inovações tecnológicas sejam eficazes, é essencial planejar a escalabilidade desde o início. Não se esqueça que soluções devem ser projetadas para fácil adoção e reutilização, facilitando a gestão de mudanças e garantindo uma implementação bem-sucedida.
E aí, sua empresa está preparada para a nova era econômica?
*Luciano Naganawa é CTO da GOK, especializada em acelerar a inovação e a tecnologia nas empresas. Seu principal propósito é elevar as empresas a outro patamar, transformando ideias audaciosas em realidade tangível. Com um ecossistema de soluções end-to-end, a GOK acompanha os líderes de negócio, tecnologia e produto em todas as suas jornadas, oferecendo soluções de Digital Transformation, Customer Experience & Strategic Design, Scale Tech, AI Custom Made e o INKUBA Venture Studio. Com um crescimento médio de 40% nos últimos quatro anos, seu portfólio conta com grandes clientes, como Grupo RD, Pernambucanas, Pefisa, Decathlon, Condor, Digio (Bradesco), dentre outros.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Renniê Paro
rennieparo@gmail.com