O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) marcou presença na abertura da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, evento que ocorre até esta sexta-feira (22), na Universidade de São Paulo (USP). A FEBRACE tem o apoio institucional do MCTI, do Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo – CRT-SP, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Governo Federal. O objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.
Representando o MCTI, a diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, Juana Nunes, visitou a mostra, que reuniu 226 projetos finalistas, desenvolvidos por 498 estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, sendo a maioria deles alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
“Os projetos apresentados na FEBRACE, feitos por crianças e jovens, são incríveis. Larvicida natural contra o Aedes Aegypti; plástico feito de casca de laranja; nano satélite para monitoramento de queimadas, entre outros. Grande parte dos projetos buscam soluções para questões sociais ou ambientais do nosso tempo”, ressaltou Juana Nunes.
Debate
Ainda no evento, Juana Nunes participou do painel “Educação, Ciência e Inovação: oportunidades para a nova geração de líderes”. A mesa teve mediação da professora Roseli de Deus Lopes, da Poli-USP, e contou com a participação do vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Paulo Artaxo, e do diretor científico do CNPq, Olival Freire Junior.
“Foi uma recarga de esperança poder dialogar com os estudantes, professores e pesquisadores na feira”, avaliou Juana Nunes.
FEBRACE
Promovida há mais de duas décadas pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), A FEBRACE representa um marco na promoção da ciência e da engenharia entre os jovens brasileiros, sendo uma oportunidade para o despertar vocações, além de incentivar a criatividade e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas de todo o país.
Nesta edição, os trabalhos finalistas foram selecionados entre 2.900 projetos inscritos, um número recorde nos 22 anos da FEBRACE.