O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vai realizar uma nova rodada de oficinas como parte da revisão da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA). Desta vez, serão promovidos três encontros, entre segunda-feira (26) e quarta-feira (28), com representantes da iniciativa privada, da sociedade civil e de instituições do setor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I).
O objetivo do MCTI com a iniciativa é revisitar objetivos, eixos, metas e ações da EBIA, lançada em 2021, para alinhá-la aos interesses e prioridades nacionais. As oficinas vão reunir cerca de 20 especialistas de cada setor. Dois encontros vão ocorrer de forma virtual e outro presencialmente, na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Para o secretário de Ciência e Tecnologia para a Transformação Digital do MCTI, Henrique Miguel, as oficinas com especialistas vão ajudar o ministério no processo de revisão da estratégia e na apresentação de propostas para desenvolver o setor de inteligência artificial no Brasil. “Vamos colher sugestões, recomendações e visões sobre o uso, regulação, segurança, além da pesquisa e desenvolvimento em IA.”
Aplicações
A revisão da Estratégia de IA deverá ser orientada para o desenvolvimento de aplicações voltadas para o enfrentamento dos problemas em áreas como saúde, educação, agricultura, energia e transição energética. Outro objetivo é apoiar o desenvolvimento de soluções para atender as demandas e desafios do setor público, com a perspectiva de modernizar e aperfeiçoar os serviços oferecidos ao cidadão.
Entre as ações já implementadas pelo MCTI no setor está o fomento à instalação de 10 Centros de Pesquisa Aplicada (CPA) em Inteligência Artificial no país. Os centros se dedicam ao desenvolvimento de pesquisas voltadas à resolução de problemas com uso da IA, além de contribuir para a formação de recursos humanos qualificados no setor.
A revisão da EBIA teve início em dezembro de 2023, com a realização da primeira oficina com especialistas na área de IA. Uma outra oficina deverá ser realizada especialistas em governança e regulação. O processo de revisão da Estratégia de Inteligência Artificial deverá ser concluído até maio de 2024.