O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) participa, entre os dias 28 e 29 de fevereiro, da Conferência Livre de Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva. O objetivo é discutir como a tecnologia pode trazer soluções a problemas concretos enfrentados pela população brasileira.
O primeiro dia de evento contou com a participação do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda. Ele destacou a importância da participação popular nos debates:
“Nas conferências livres, é a sociedade quem toma a iniciativa e se articula para opinar sobre a Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia. A condução é definitivamente da sociedade brasileira, com apoio do MCTI”.
O segundo dia de debates terá a presença da ministra Luciana Santos e será voltado para discutir a importância de se pensar uma nova política de ciência, tecnologia e inovação, bem como o papel da tecnologia social.
Prévias
A conferência livre é parte dos encontros que vêm sendo realizados pelo Brasil, desde novembro do ano passado, como preparativo para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada em Brasília nos dias 4, 5 e 6 de junho.
Os debates contam com a participação de representantes de universidades e institutos de pesquisa. Além dos participantes que vieram presencialmente ao MCTI, cerca de 500 pessoas de todo o Brasil se inscreveram.
O evento é transmitido ao vivo na página do MCTI no YouTube.
Confira a programação dos próximos dias: