A Sorocaba Refrescos, franquia do sistema da maior marca de bebidas à base de cola para Sorocaba e região, vinha enfrentando desafios operacionais, especialmente no que diz respeito à coleta de dados sobre margens de lucro por cliente. Para conseguir aumentar a rentabilidade e eficiência operacional, apostou, em 2021, na modernização de sua gestão financeira em parceria com a Avvale, uma consultoria de negócios global, que promove a transformação digital por meio da tecnologia. O resultado foi uma transformação notável na rentabilidade e eficiência operacional da empresa, possibilitando um aprimoramento do mix de produtos e, consequentemente, na margem do negócio.
Segundo Alessandro Ferreira, CFO da Sorocaba Refrescos, a coleta trimestral dos dados operacionais da empresa limitava a agilidade na implementação de estratégias de vendas de curto prazo devido ao alto volume e ao custo envolvido. Além disso, a natureza sensível dos dados dos clientes e o processo na compilação trimestral acabavam prejudicando a capacidade de uma resposta mais rápida às dinâmicas do mercado. “Foi nesse momento que vimos a necessidade de iniciar um projeto com uma empresa como a Avvale, que nos orientou e implementou um projeto utilizando a ferramenta Oracle EPM Cloud Planning”, explica.
Ferreira comenta que essa decisão não apenas reduziu o tempo necessário para a análise das informações financeiras, como também permitiu a alocação mensal de despesas por cliente. “Isso significou um ganho de eficiência imensurável e a Avvale desempenhou um papel crucial nesse processo, mapeando, sugerindo alterações e elaborando um plano de execução que estivesse de acordo com nosso tipo de operação, que é bem complexa”, afirma.
Segundo o CFO da Sorocaba Refrescos, a solução implementada oferece flexibilidade e escalabilidade, além de permitir que os indicadores sejam calculados mais rapidamente, capacitando os funcionários a desenvolverem novas estratégias. “Agora conseguimos ter uma visão mais ampla do negócio. Depois de dois anos do projeto em prática, alcançamos um crescimento na nossa margem de lucro. Isso porque a empresa pôde identificar clientes, mensurar despesas e definir estratégias de vendas de forma mais prática, resultando em um aprimoramento do mix de produtos e, consequentemente, na margem do negócio”, destaca.
A Avvale representou uma revolução na capacidade da Sorocaba Refrescos de enfrentar os desafios do mercado com agilidade e assertividade. A modernização da gestão financeira economizou tempo operacional, permitiu que a equipe de vendas se concentrasse em análises estratégicas e ajustes, além da otimização da produção e logística. “No dinâmico cenário de negócios atual, a modernização da gestão financeira é uma estratégia indispensável. Este caso da Sorocaba Refrescos é um exemplo tangível de como a tecnologia, quando aplicada estrategicamente, otimiza processos, capacita as organizações a inovarem, e manterem uma vantagem competitiva duradoura no mercado”, finaliza Vitor Amendola de Souza, Co-CEO da Avvale no Brasil.
Sobre a Avvale
A Avvale é uma consultoria de negócios global, que promove a transformação digital por meio da tecnologia com uma visão pragmática e paixão inigualável. Nossa missão é desenvolver negócios inovadores por meio da economia circular, viabilizada pela tecnologia e convertendo ideias em soluções práticas que podem ser desenvolvidas por meio de ciclos curtos e iterativos. Nossas pessoas, soluções SaaS exclusivas e metodologias, impulsionadas pela tecnologia, geram resultados concretos e mensuráveis. Oferecemos aos nossos clientes a escalabilidade e cobertura geográfica de um fornecedor global, o comprometimento e flexibilidade de um player local e o foco de um consultor estratégico e de confiança.
Todos os dias, mais de 3.000 profissionais Avvale estão redefinindo o que é possível e orientando nossos clientes em sua jornada de transformação digital. Ao longo desse percurso, nosso objetivo é auxiliar os nossos clientes a modernizar suas tecnologias core, usufruir dos dados e inteligência artificial, hiper automatizar seus processos e operações, desenvolver serviços digitais com alto valor agregado, além de projetar experiências atrativas para todos os envolvidos.
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