As empresas com três fundadores superaram, em muito, o desempenho do mercado de ações, segundo relatório do Mês Internacional dos Trios, em setembro;
O “Relatório Trindex”, da Photoroom, revela o poder dos trios de negócios
As empresas da NASDAQ, fundadas por trios, superaram a NASDAQ em 6 vezes nos últimos 10 anos;
As empresas fundadas por trios em todos os índices de ações superaram em 9 vezes o Dow e em 7 vezes o S&P;
Apple, NVIDIA, Airbnb, Oracle, Amex e Starbucks foram fundadas por trios;
Novo mês de conscientização celebra a genialidade dos trios;
Um novo relatório revela que, na última década, empresas com três cofundadores tiveram um desempenho muito superior ao mercado de ações em geral.
A pesquisa chamada The Trindex Report, foi publicada pela Photoroom – criadora do editor de fotos com IA mais popular do mundo – para celebrar o primeiro Mês Internacional dos Trios, que foi lançado em setembro deste ano.
A análise destaca a genialidade dos trios e visa aumentar a conscientização sobre a importância dessas parcerias, comparando o desempenho do mercado de ações nos últimos dez e cinco anos das 17 empresas públicas com três fundadores em três índices de ações principais – Dow Jones, NASDAQ-100® e S&P 100 – com as mais de 200 empresas de todos os tipos nos mesmos índices.
O estudo conclui que as empresas com três fundadores no NASDAQ-100® cresceram especificamente seis vezes mais rápido do que o NASDAQ-100® em geral, nos últimos 10 anos.
O índice de ações combinado do relatório – ou Trindex – de todas as empresas fundadas por trios em todos os três principais índices (NASDAQ, Dow e S&P) cresceu nove vezes mais rápido do que o Dow nos últimos 10 anos e sete vezes mais rápido do que o S&P 100. Também superou o desempenho desses índices nos últimos cinco anos, embora por menos.
“Muitas das principais empresas e marcas do mundo – da Apple à Nvidia, do YouTube ao Airbnb – foram fundadas por trios”, diz Matthieu Rouif, CEO da Photoroom. “Isso é apenas uma coincidência ou talvez algo significativo, apoiado por dados concretos? É o que nós queríamos descobrir.”
Crescimento do Trindex Combinado em relação aos três principais índices do mercado de ações
FIGURA: Gráfico comparando o crescimento do Combined Trindex (em verde) nos últimos 10 anos com o crescimento do NASDAQ-100 (também conhecido como NDX, em preto), do S&P 100 (OEX, em amarelo) e do Dow Jones (DJI, em vermelho).
A Photoroom também está fazendo sua parte para facilitar o trabalho conjunto de trios – abrindo sua popular assinatura do Photoroom Pro para três usuários pelo preço de um. Os assinantes agora podem convidar duas outras pessoas para compartilhar suas contas sem custo adicional e trabalhar como um trio na edição de fotografias.
Metodologia – Como o relatório Trindex da Photoroom analisou os dados
A Photoroom começou identificando 17 empresas públicas com um trio de fundadores e uma listagem em qualquer um dos três grandes índices de ações: o Dow Jones, o NASDAQ-100® e o S&P 100.
Essas 17 empresas representam 8,2% do total de todas as 207 empresas diferentes em todos os três índices (menos do que os totais brutos de, respectivamente, 230 empresas em geral ou 20 empresas com trio de fundadores, uma vez que algumas empresas, como a Apple, figuram em mais de um índice).
O banco de dados da Photoroom compilou o “Trindex”, um novo índice de ações que inclui apenas empresas listadas fundadas por trios.
Esse compilado reuniu dois tipos diferentes de Trindex: primeiro, um “Combined Trindex” ou “Complete Trindex”, incluindo todas as 17 empresas fundadas em trio em todos os três índices e, em seguida, um segundo Trindex, mais restrito e específico para cada índice separado: um para cada um dos três índices principais – o Dow, o NASDAQ-100® e o S&P 100.
O NASDAQ-100® tem o maior número de empresas fundadas por trios, com 11, seguido pelo S&P 100, com sete, e pelo Dow, com três.
O relatório da Photoroom analisou o desempenho do marketing de ações nos dez anos, de 1º de julho de 2014 a 1º de julho de 2024 e, separadamente, nos cinco anos, de 1º de julho de 2019 a 1º de julho de 2024.
A pesquisa constatou que o Combined Trindex, que contém todas as 17 empresas fundadas pelo trio, cresceu muito mais do que qualquer um dos três índices principais nos últimos 10 e cinco anos.
Nos últimos 10 anos, o Combined Trindex cresceu quatro vezes mais rápido do que o NASDAQ-100, sete vezes mais rápido do que o S&P 100 e nove vezes mais rápido do que o Dow.
TABELA: Crescimento do Trindex Combinado vs. três principais índices de ações
Índice de ações
Últimos 5 anos
Últimos 10 anos
The Combined Trindex
3.97X
21.02X
NASDAQ-100
2.53X
5.05X
S&P-100
2.02X
3.04X
Dow Jones
1.46X
2.31X
Mesmo sem a contribuição de estrelas do mundo dos negócios como a Apple e a NVIDIA, as demais empresas fundadas pelo trio ainda superam o desempenho do mercado de ações em geral.
O NASDAQ-100® Trindex específico, que apresenta apenas as empresas do NASDAQ-100® fundadas por trios, supera o NASDAQ-100® geral de forma ainda mais dramática. Ele cresceu duas vezes mais rápido que o NASDAQ-100® principal nos últimos cinco anos e seis vezes mais rápido nos últimos 10 anos.
O Dow Jones Trindex autônomo, que inclui empresas fundadas por trios apenas no Dow, teve um desempenho 70% melhor do que as ações do Dow em geral nos últimos cinco anos e aproximadamente o dobro nos últimos dez anos.
O único índice que contrariou esse padrão foi o S&P 100 Trindex autônomo, composto apenas por empresas do S&P 100 com três fundadores. Seu crescimento foi três quartos mais rápido que o do S&P 100 nos últimos cinco anos e mais de dois terços mais rápido, nos últimos 10 anos.
“O fato de as empresas com três fundadores terem superado o desempenho do mercado de ações nos últimos anos não significa, é claro, que continuarão a fazê-lo no futuro”, diz Matthieu Rouif, CEO da Photoroom. “Mas, enquanto isso, as descobertas do nosso novo Relatório Trindex são impressionantes.”
Os números sugerem que as empresas com três fundadores não apenas superam o desempenho do mercado de ações, mas têm sido particularmente eficazes em capturar o crescimento de setores mais dinâmicos e de alto crescimento, como o de tecnologia.
A empresa de capital de risco First Round Capital observou, em um recente relatório anual “State of Startups”, que as startups bem-sucedidas geralmente têm equipes equilibradas com diversos conjuntos de habilidades, o que é mais provável de ocorrer em equipes de três ou mais pessoas.
Os dados da Y Combinator, uma das principais aceleradoras de startups, também mostraram que as startups bem-sucedidas geralmente têm vários fundadores, sendo três uma configuração popular.
Isso reflete uma sabedoria comum de que as startups de tecnologia com maior probabilidade de sucesso têm três fundadores, com conhecimentos complementares em, respectivamente, tecnologia, marketing, vendas, negócios e finanças.
Agora, a Photoroom levou esses insights a um nível mais avançado e mostrou, com seu novo Relatório Trindex, que rastreia as ações de 207 empresas listadas em bolsa ao longo de 10 anos, que três pode ser, de fato, o número mágico de fundadores para uma nova empresa, especialmente em tecnologia.
Em suma, o estudo da Photoroom sugere que as melhores coisas nos negócios, assim como na vida, são em três. Confira a pesquisa completa e infográficos acessando aqui.
Notas para os editores
IMPORTANTE: Nem o Relatório Trindex nem este comunicado à imprensa constituem consultoria de investimento e NÃO devem ser considerados como tal. O fato de as empresas com três fundadores terem superado o desempenho do mercado de ações nos últimos anos NÃO significa que farão o mesmo no futuro.
O Trindex é “um fundo com pesos iguais”, o que significa que cada empresa tem o mesmo peso, independentemente do preço de suas ações ou da capitalização de mercado. Isso, por sua vez, evita que empresas gigantes distorçam os resultados gerais.
Algumas empresas, como a Airbnb, não estavam sendo negociadas publicamente no início dos períodos analisados, mas foram adicionadas ao índice relevante assim que foram listadas publicamente.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUIZ FERNANDO VALLOTO
lvalloto@singcomunica.com.br