Na última quarta-feira (4), a MJV Technology & Innovation reuniu profissionais e líderes da indústria no “Esquenta NRF”, realizado na Vila Olímpia, em São Paulo. No evento, a consultoria multinacional analisou como os principais insights da NRF 2024 se desdobraram ao longo deste ano e antecipou algumas das tendências da próxima edição da maior feira de varejo do mundo, que acontece dos dias 12 a 14 de janeiro, em Nova Iorque.
“O “Esquenta NRF” oferece um espaço para debatermos os novos hábitos de consumo que estão pautando a indústria e como podemos criar as melhores experiências para conquistar e fidelizar clientes tendo a inovação como aliada. Também antecipamos algumas temáticas que serão abordadas na NRF 2025, como o aprimoramento da “internet dos sentidos” e da omnicanalidade, o uso do marketing de propósito e compromisso com as práticas de ESG, propondo debates agregadores aos convidados”, apontou o CEO Mauricio Vianna.
Mudanças de consumo e adaptação da indústria em 2024
O painel principal abordou como as mudanças de consumo atuais vão moldar o futuro, demonstrando que a sociedade caminha para uma era de fim do desperdício que fará as empresas reconstruírem seus sistemas e processos. Neste cenário de transformação, foi citado como as marcas estão ampliando o uso de IA generativa para fins de hiperpersonalização e fidelização, fator ligado ao estudo da Gartner, que aponta que 75% das empresas vão utilizar IA para otimizar previsões de demanda até 2026.
O debate ainda mostrou que as empresas que realizam ações de impacto socioambiental estão melhorando sua reputação diante dos consumidores, assim como as marcas que promovem ações de circularidade por meio da facilitação para troca, revenda e descarte de produtos sem uso. Também foi apontada a preferência dos clientes por negócios que oferecem uma experiência phygital completa, com integração omnicanal e atendimento mais humanizado.
“O Esquenta NRF deu amplitude para as temáticas de inovação e mercado. Foi importante para recapitular o que aconteceu na NRF passada, observar como evoluímos e os pontos que precisamos avançar. Assim, iremos preparados para absorver melhor o conteúdo da NRF 2025 e otimizar o que temos planejado. No próximo ano, vamos manter a hiperpersonalização e a captura de dados a fim de ter uma interação cada vez mais próxima entre a Shein e o cliente. Além disso, buscamos novos mecanismos para obter atenção dos consumidores de forma constante, como, por exemplo, contar com influenciadores que retém atenção para a marca mesmo não estando diretamente ligados à compra”, disse a Gerente de E-commerce da Shein, Luma Machado, participante do evento.
Tendências de mercado e expectativa para a NRF 2025
A expectativa é de que a NRF 2025: Retail’s Big Show amplie os debates sobre temas ambientais e de resiliência climática, além de apresentar novos hábitos e tendências de consumo que englobam um maior comprometimento com objetivos de ESG. Também devem ser anunciadas inovações na indústria alimentícia, como incentivo à agricultura desenvolvida em laboratório, hortas caseiras e arquitetura climática.
Na área de saúde, empresas que oferecem inovações para controle da ansiedade e benefícios para o sono vão se destacar entre experiências expostas. Outro tema que pode movimentar a maior feira de varejo no no próximo ano são a ampliação dos serviço por assinatura, como exemplo da BYD, que lançou um serviço de aluguel de carros elétricos e híbridos no Brasil, e os novos mercados para o modelo “peer-to-peer” que vão expandir a atuação de empresas como Airbnb.
Em relação aos avanços em tecnologia, os especialistas da MJV preveem que o uso de dados para hiperpersonalização e geração de lealdade e as infinitas possibilidades da IA serão destaque novamente. Integram a lista de temas as vertentes do marketing de propósito, wearables, 6G e 7G, também chamados de “internet dos sentidos”.
MJV oferece desconto para varejistas na compra do ingresso da NRF 2025
Em seu terceiro ano como patrocinadora da NRF 2025: Retail’s Big Show, a MJV vai apresentar suas mais novas soluções em inovação para a indústria e fará dois tours pelas principais lojas da cidade entre os dias 11 e 14 de janeiro. Aos varejistas que desejam adquirir o ingresso do evento, a consultoria preparou um desconto exclusivo por meio do código “15099”, que deve ser inserido no ato da compra por meio do link https://nrfbigshow.nrf.com/register.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAULA DE PAIVA VIEIRA
paulavieirainfo@gmail.com