A NTT DATA Brasil acaba de ser reconhecida na cerimônia de premiação da 11ª Conferência de Sustentabilidade do Grupo NTT, realizada em Tóquio, no Japão. O escritório brasileiro ganhou o prêmio de Excelência da Conferência de Sustentabilidade pelo trabalho feito pelo time de acessibilidade digital e seu impacto na companhia, nos clientes e na sociedade.
Ao todo, foram 149 inscrições de escritórios de 22 países em que a NTT está presente. A equipe de acessibilidade digital da NTT DATA Brasil atua para democratizar o acesso e interação com conteúdo digital e para garantir que esse acesso ou consumo seja realizado de forma autônoma por qualquer pessoa, independente de uma necessidade específica – em sites e aplicativos, por smartphone ou computador, ações cotidianas como acessar uma conta bancária, ler um site de notícias ou reservar um quarto de hotel.
“Ser reconhecido no Japão entre tantos programas de Sustentabilidade dos países onde opera o Grupo NTT, em especial com serviços de ‘inclusão digital’, é fato que muito nos orgulha na NTT DATA Brasil”, diz Ricardo Neves, CEO da NTT DATA Brasil. “A acessibilidade digital tem um papel fundamental na experiência de milhões de pessoas, o que tem elevado o tema na agenda executiva de muitos deles. É definitivamente um assunto que tem crescido de importância na sociedade como um todo.”
O que é acessibilidade digital
Na prática, o time de acessibilidade digital da NTT DATA Brasil atua para avaliar a maturidade de acessibilidade dos canais digitais, treinar e conscientizar todos os times envolvidos no ciclo de desenvolvimento de software e testar os canais digitais dos clientes, com foco em garantir o consumo com autonomia, colocando os profissionais com deficiência no centro de nossa estratégia e time – e torná-los mais acessíveis. Por exemplo, tornando-os compatíveis com tecnologias assistivas como leitores de tela, que permitem o consumo do conteúdo por pessoas com deficiência visual.
Parte da equipe é formada por profissionais com deficiência. Desde o início do desenvolvimento da área de acessibilidade digital da NTT DATA no Brasil, em 2016, mais de 200 pessoas com deficiência visual já foram treinadas e contratadas para atuar em clientes estratégicos da companhia, permitindo o ingresso ao mercado de trabalho e garantindo oportunidade de crescimento de carreira. Nestes anos da prática, cerca de cinco aplicativos já nasceram acessíveis e mais de 1000 páginas se tornaram acessíveis. Isso gerou uma autonomia para mais de 100 milhões de usuários e potencial movimentação da economia de US$ 30 bilhões para os clientes que antes não consumiam destes serviços e produtos.
Com este prêmio, a NTT Data Brasil reafirma seu compromisso com a inclusão e a sustentabilidade, mostrando como a tecnologia pode ser utilizada para criar um impacto positivo tanto para o desenvolvimento da própria companhia, quanto para a comunidade onde vive.
“O prêmio representa o reconhecimento de um trabalho que vai além de entregar um serviço de excelência aos nossos clientes, mas que nos possibilita atuar efetivamente na inclusão de pessoas com deficiência em nosso time, tornando a NTT DATA Inc Brasil uma empresa mais inclusiva, impactando os usuários finais de nossos clientes e, assim gerando um impacto positivo em toda a sociedade”, diz Thais Cibim, head de Quality Services na NTT DATA e responsável pela área de acessibilidade digital.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIANA FERNANDES DO NASCIMENTO
juliana.ferandes@bcw-global.com