ATLANTA — SC24 — 18 de novembro de 2024 — A NVIDIA anuncia o NVIDIA Omniverse™ Blueprint, que permite aos desenvolvedores de software da indústria ajudar seus clientes de engenharia assistida por computador (CAE) nos setores aeroespacial, automotivo, manufatura, energia e outros a criar gêmeos digitais com interatividade em tempo real.
Desenvolvedores de software como Altair, Ansys, Cadence e Siemens podem usar o NVIDIA Omniverse Blueprint para criar gêmeos digitais de engenharia auxiliados por computador em tempo real que ajudam seus clientes a reduzir os custos de desenvolvimento e o consumo de energia e, ao mesmo tempo, acelerar o tempo de lançamento no mercado. O blueprint é um fluxo de trabalho de referência que inclui bibliotecas de aceleração NVIDIA, estruturas de física e IA e renderização interativa baseada em física para simulações 1.200x mais rápidas e visualização em tempo real.
“Construímos o Omniverse para que tudo possa ter um gêmeo digital”, diz Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Os Omniverse Blueprints são pipelines de referência que conectam o NVIDIA Omniverse com tecnologias de IA permitindo que os principais desenvolvedores de software CAE construam fluxos de trabalho inovadores de gêmeos digitais que transformarão a digitalização industrial, desde o design e fabricação até as operações, para as maiores indústrias do mundo.”
Uma das primeiras aplicações do blueprint são as simulações de dinâmica de fluidos computacional (CFD), um passo crítico para explorar, testar e refinar virtualmente os designs de carros, aviões, navios e muitos outros produtos. Os fluxos de trabalho tradicionais de engenharia — desde a simulação de física até a visualização e otimização de design — podem levar semanas ou até meses para serem concluídos.
Em um marco da indústria, a NVIDIA e a Luminary Cloud estão demonstrando no SC24 um túnel de vento virtual que permite aos usuários simular e visualizar a dinâmica de fluidos em tempo real e de forma interativa, mesmo ao alterar o modelo do veículo dentro do túnel.
Unificando os três pilares da tecnologia NVIDIA para desenvolvedores
Construir um gêmeo digital com física em tempo real requer duas capacidades fundamentais: desempenho de solucionadores de física em tempo real e visualização em tempo real de grandes conjuntos de dados.
O Omniverse Blueprint alcança esses objetivos ao reunir as bibliotecas NVIDIA CUDA-X™ para acelerar os solucionadores, o framework de física-AI NVIDIA Modulus para treinar e implantar modelos para gerar campos de fluxo, e as interfaces de programação de aplicações (APIs) do NVIDIA Omniverse para interoperabilidade de dados 3D e visualização em tempo real habilitada por RTX.
Os desenvolvedores podem integrar o blueprint como elementos individuais ou em sua totalidade nas ferramentas existentes.
“Com o Omniverse Blueprint, a NVIDIA está capacitando desenvolvedores e empresas a criar gêmeos digitais com interatividade em tempo real, permitindo simulações de engenharia assistida por computador mais rápidas, precisas e escaláveis. Essa tecnologia não apenas acelera o desenvolvimento de produtos, mas também transforma a maneira como indústrias como aeroespacial, automotiva e manufatura abordam a inovação, estabelecendo novos padrões de eficiência e desempenho”, reforça Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
Ecossistema utiliza o NVIDIA Blueprint para avançar nas simulações
A Ansys é a primeira a adotar o Omniverse Blueprint, aplicando-o no software de simulação de fluidos Ansys Fluent para possibilitar simulações aceleradas de dinâmica de fluidos computacional (CFD).
A Ansys executou o Fluent no Texas Advanced Computing Center em 320 NVIDIA GH200 Grace Hopper Superchips. Uma simulação automotiva de 2,5 bilhões de células foi concluída em pouco mais de seis horas, o que teria levado quase um mês utilizando 2.048 núcleos de CPU x86, melhorando significativamente a viabilidade de análises CFD de alta fidelidade durante a noite e estabelecendo um novo padrão na indústria.
“Integrando o NVIDIA Omniverse Blueprint com o software Ansys, estamos permitindo que nossos clientes enfrentem simulações cada vez mais complexas e detalhadas de forma mais rápida e precisa”, afirma Ajei Gopal, presidente e CEO da Ansys. “Nossa colaboração está ultrapassando os limites da engenharia e do design em diversas indústrias.”
A Luminary Cloud também está adotando o blueprint. O novo modelo de simulação de IA da empresa, construído com NVIDIA Modulus, aprendeu as relações entre os campos de fluxo de ar e a geometria dos carros com base em dados de treinamento gerados a partir de seu solucionador CFD acelerado por GPU. O modelo executa simulações ordens de magnitude mais rápido que o próprio solucionador, permitindo simulação aerodinâmica em tempo real visualizada com as APIs do Omniverse.
A Altair, Beyond Math, Cadence, Hexagon, Neural Concept, Siemens, SimScale e Trane Technologies também estão explorando a adoção do Omniverse Blueprint em suas próprias aplicações.
O Omniverse Blueprint pode ser executado em todas as principais plataformas de nuvem, incluindo Amazon Web Services, Google Cloud e Microsoft Azure. Ele também está disponível no NVIDIA DGX™ Cloud.
A Rescale, uma plataforma baseada em nuvem que ajuda organizações a acelerar descobertas científicas e de engenharia, está utilizando o NVIDIA Omniverse Blueprint para permitir que as organizações treinem e implementem modelos de IA personalizados com apenas alguns cliques.
A plataforma Rescale automatiza toda a pilha de aplicações para hardware e pode ser executada em qualquer provedor de serviços em nuvem. As organizações podem gerar dados de treinamento usando qualquer solucionador de simulação, preparar, treinar e implantar os modelos de IA realizar previsões de inferência e visualizar e otimizar os modelos.
Disponibilidade
Empresas interessadas em saber mais sobre o NVIDIA Omniverse Blueprint para gêmeos digitais de engenharia assistida por computador em tempo real podem se inscrever para acesso antecipado.
Sobre a NVIDIA
Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://blog.nvidia.com.br/.
Acesse também:
Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/
Facebook: @NVIDIABrasil
Twitter: @NVIDIABrasil
YouTube: NVIDIA Latinoamérica
Certas declarações neste comunicado de imprensa, incluindo, mas não se limitando a, declarações sobre os benefícios, impacto e desempenho dos produtos, serviços e tecnologias da NVIDIA, incluindo NVIDIA Omniverse Blueprint, bibliotecas NVIDIA CUDA-X, o framework de física-AI NVIDIA Modulus, o microserviço NVIDIA NIM, o superchip NVIDIA GH200 Grace Hopper, e o NVIDIA DGX Cloud; as colaborações da NVIDIA com terceiros e seus benefícios e impactos; terceiros utilizando ou adotando nossos produtos e tecnologias, seus benefícios e impactos, e as características e desempenho de suas ofertas; e os Omniverse Blueprints permitindo que desenvolvedores líderes de software CAE construam fluxos de trabalho inovadores de gêmeo digital que transformarão a digitalização industrial, do design e fabricação às operações, para as maiores indústrias do mundo, são declarações prospectivas sujeitas a riscos e incertezas que podem causar resultados substancialmente diferentes das expectativas. Fatores importantes que podem causar resultados reais a diferirem materialmente incluem: condições econômicas globais; nossa dependência de terceiros para fabricar, montar, embalar e testar nossos produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou melhorias em nossos produtos e tecnologias existentes; a aceitação do mercado de nossos produtos ou dos produtos de nossos parceiros; defeitos de design, fabricação ou software; mudanças nas preferências ou demandas dos consumidores; mudanças nos padrões e interfaces da indústria; perda inesperada de desempenho de nossos produtos ou tecnologias quando integrados aos sistemas; assim como outros fatores detalhados periodicamente nos relatórios mais recentes que a NVIDIA envia à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (Securities and Exchange Commission – SEC), incluindo, mas não se limitando a, seu relatório anual no Formulário 10-K e relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. Cópias dos relatórios arquivados com a SEC estão disponíveis no site da empresa e podem ser obtidas gratuitamente pela NVIDIA. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e se referem apenas à data deste comunicado, e, salvo exigido por lei, a NVIDIA isenta-se de qualquer obrigação de atualizar essas declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias futuras.
Muitos dos produtos e funcionalidades descritos aqui ainda estão em vários estágios de desenvolvimento e serão oferecidos com base na disponibilidade. As declarações acima não têm a intenção de ser, e não devem ser interpretadas como um compromisso, promessa ou obrigação legal, e o desenvolvimento, lançamento e cronograma de quaisquer recursos ou funcionalidades descritas para nossos produtos estão sujeitos a alterações e ficam a critério exclusivo da NVIDIA. A NVIDIA não terá responsabilidade por falhas ou atrasos na entrega de qualquer um dos produtos, funcionalidades ou funções aqui descritos.
© 2024 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo da NVIDIA, CUDA-X, NVIDIA DGX e NVIDIA Omniverse são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos EUA e/ou em outros países. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais das respectivas empresas com as quais estão associados. Características, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUIZ FERNANDO VALLOTO
lvalloto@singcomunica.com.br