Nos últimos anos, o universo gamer tem ganhado cada vez mais espaço dentro da economia mundial. De acordo com um levantamento conduzido pela GamesIndustry.biz, plataforma referência no mercado global de games, o mercado mundial de jogos eletrônicos atingiu a marca de US$ 184.3 bilhões de dólares (cerca de R$ 1,1 trilhão) movimentados em receita no ano de 2024.
Tudo isso é um reflexo do aumento da mudança de comportamento dos consumidores nos últimos anos, que têm se interessado cada vez mais pelas competições de Esports e os avanços das tecnologias dentro do universo gamer. Não é à toa que marcas como Red Bull, Logitech e Intel, investem nesse mercado a fim de se conectarem de uma maneira ainda mais assertiva com o seu público-alvo dentro do setor.
“O mundo gamer tem desempenhado um papel dentro do setor de entretenimento global, atingindo todos os gêneros e idades, e as grandes marcas têm percebido isso e procurado por alternativas que estejam a seu favor. Neste ano, já presenciamos grandes marcas investindo em formas de estabelecer uma presença sólida, positiva e duradoura dentro da comunidade gamer, sendo capaz de gerar conversão e fidelidade dentro do segmento”, comenta Gui Barbosa, diretor de parcerias da Gamers Club.
Pensando nisso, o especialista revela o que podemos esperar ainda mais para o setor em 2025:
Investimento no mercado de esports: Os esportes eletrônicos têm conquistado cada vez mais o coração dos consumidores. Para se ter uma ideia, 75% dos brasileiros consideram o segmento uma modalidade legítima, segundo a pesquisa Game Brasil, responsável por mapear informações detalhadas sobre a relação dos brasileiros com os esportes eletrônicos. Em outras palavras, marcas que investem em campeonatos do segmento têm maiores chances de se conectar com o público gamer de forma orgânica e legítima.
Produtos, licenciamento e merchandising gamers: Cada vez mais marcas estão posicionando seus produtos como parte integrante do universo de games com o objetivo de extrapolar a presença digital. Marcas como KitKat com a Riot Games, desenvolvedora do League of Legends, e o Banco do Brasil com a equipe w7m mostram que é possível aproveitar momentos importantes como campeonatos de games para se aproximar do que os fãs de games estão consumindo, de chocolates e camisetas esportivas.
Dados e comportamento: Os games engajam milhões de jogadores em diversos ambientes e plataformas como mobile e computadores. Entender o comportamento da comunidade e suas preferências é crucial para ajudar a direcionar o investimento em ações que contribuam para a conversão e atingimento dos objetivos. Plataformas como a Gamers Club, que conseguem metrificar as ações e preferências dos usuários, ajudam marcas e agências a entender melhor esse novo grupo de consumidores hiperconectados, digitais e bastante engajados.
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MARIA ELISA PEPPE CECCHETTI
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