Em 2023, foram abertas 859 mil micro e pequenas empresas no país, representando um aumento de 6,62% em comparação ao ano anterior, segundo levantamento do Sebrae. São números que impactam na economia e na geração de emprego e renda. Porém, mesmo diante desse crescimento, é preciso entender que empreender requer enfrentar grandes desafios e entre os principais obstáculos está a necessidade de saber gerir uma empresa, lidar com equipe, conseguir dar conta de pedidos e atender bem clientes, entre uma série de outras questões.
Em um mercado diverso, onde o aumento do empreendedorismo tem sido crescente, é preciso ter, também, uma certa sensibilidade antes de tudo. Isso requer pensar em formas estratégicas de atender às demandas dos consumidores, por exemplo. Com o avanço da tecnologia, podemos ter a inovação como aliada nesse processo. Os meios digitais estão aí e tendem a trazer soluções para os empreendedores que estão começando sua jornada.
Quando falamos sobre vendas, há um desafio constante em garantir um bom atendimento e uma boa gestão de pedidos, já que, hoje em dia, o WhatsApp se tornou um canal de comunicação direta entre empresas e clientes. Mas é preciso estar atento à maneira como esse contato é feito.
‘’Sabemos que iniciar ou expandir um negócio é realmente desafiador. Mas investir em inovação e implementar soluções tecnológicas, é um caminho assertivo, já que com alguns recursos, alguns processos ficam mais fáceis”, disse Miqueias Santos, CTO e co-fundador do Meu Catálogo Digital.
Quem nunca entrou em contato com uma empresa via WhatsApp solicitando um pedido e recebeu imagens em massa com opções de produtos? Isso é péssimo para experiência do consumidor, segundo Miqueias.
“Enviar produtos manualmente no WhatsApp não é a estratégia mais viável e isso pode ser resolvido com um catálogo digital. Com ele, é possível deixar todos os produtos organizados por categorias, e, com apenas um link, ter uma vitrine virtual de produtos’’, garante Miqueias. O Meu Catálogo Digital é uma plataforma e funciona como uma vitrine virtual e permite um gerenciamento de pedidos e demandas, reduzindo custos e facilitando o processo de compras.
Sabemos que o que o cliente mais busca durante as compras online é agilidade, por isso, é preciso pensar em soluções que se adequem a necessidade do consumidor. O que a empresa menos precisa é criar uma barreira no diálogo com o cliente, o que reafirma a necessidade de ferramentas que facilitem o processo de interação, sem ocupar muito tempo, mas com garantia de um bom atendimento e consequente retorno financeiro por meio das vendas.
À medida que o mercado se torna cada vez mais competitivo e o número de empreendedores cresce, a adoção de ferramentas tecnológicas sobressai como um diferencial competitivo. Soluções como o Meu Catálogo Digital mostram como a inovação pode simplificar processos e melhorar a experiência do consumidor, tornando o e comunicação melhor e mais funcional.
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Karine Mascarenhas de Almeida
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