Por Eduardo Nistal
É notável a rapidez com qual a IA (Inteligência Artificial) está se espalhando pela vida cotidiana empresarial. Ao oferecer novas perspectivas e oportunidades de aprimorar operações e serviços, a paisagem organizacional vem mudando constantemente, justamente por observar a potência revolucionadora de atingir várias facetas empresariais através de uma só solução.
Aderir à inovação digital também está fazendo parte da régua da maturidade empresarial, como mostra o estudo IoT Snapshot 2024, destacando que quase metade dos negócios brasileiros entrevistados (47%) já utilizam IA em suas demandas. Além de evidenciar a transformação tecnológica, o estudo também permite perceber que, cada vez mais, as operações internas estão no caminho da inovação e da sofisticação.
Hoje, devido à complexidade corporativa, olhar para além dos resultados, alcançando a estratégia, demandas processuais e a experiência de clientes são vertentes de extrema relevância para o contexto de um negócio. Não distante das prioridades, o setor de vendas, diretamente ligado com a satisfação dos usuários e com a performance rentável, também vem considerando a integração da IA em seu meio, a fim de usufruir dos benefícios e insights que essa tecnologia pode oferecer.
Os benefícios da IA no setor de vendas
A IA é conhecida pelo seu diferencial de machine learning e, junto disso, há funcionalidades atraentes para empresas dos mais diversos segmentos e portes: coleta e análise de dados, análise de comportamento de consumo, interação com o cliente através de chatbots e segurança de dados e sistemas.
Dentro do setor de vendas, especificamente, a IA se torna um investimento para facilitar acesso aos benefícios da transformação digital, com aplicações desde o tratamento eficaz de dados, automação e redução de custos, até maiores taxas de conversão, personalização do serviço e diminuição da ocorrência de falhas.
Tais vantagens, combinadas e integradas, refletem na conquista de um selo que está cada vez mais relevante para o mercado: a boa experiência dos usuários. Ao mesmo tempo em que a jornada do consumidor se torna positiva, a equipe de vendas também reduz suas intervenções diretas ou manuais nos processos comerciais, uma realidade que redireciona as forças de vendas para ações que impactam o sucesso das negociações, como planejamentos estratégicos e análises mais assertivas.
A estratégia por trás da modernização
A integração e a otimização são dois grandes impactos positivos internos que a IA oferece ao departamento de vendas, mas, além da modernização, a estratégia também é um elemento que passa a fazer parte do meio e ser fundamental para decisões.
Sabendo que a área comercial tem preocupações constantes sobre a potencialização dos resultados e demais performances que interagem com os usuários, a tecnologia IA têm grande atuação para auxiliar as tarefas da equipe de vendas. A extração de insights, com certeza é uma delas, contribuindo para reconhecimento de padrões e anomalias que tornam as análises mais embasadas, e o uso de ferramentas para economizar tempo e aprimorar táticas de abordagens com os clientes, personalizando materiais e mensagens, por exemplo.
Por isso, a implementação da IA na rotina de vendas tende a ser benéfica quando bem integrada e apropriada às demandas da área. Aumentar a produtividade e alavancar os resultados são dois efeitos de maior evidência, mas todo o mapeamento, adoção de novas estratégias e aprendizados analíticos são mais impactos positivos que a equipe de vendas pode perceber com a utilização de tecnologias avançadas.
*Eduardo Nistal é CXO do Grupo Toccato
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STEPHANIE FERREIRA
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