São Paulo, 20 de março de 2025 – A Concentrix Corporation divulga os resultados de sua pesquisa independente sobre tecnologias disruptivas, incluindo Inteligência Artificial (IA), no setor de seguros, o qual está sendo remodelado em todas as frentes desde inovações tecnológicas, mudanças demográficas, evolução do comportamento do consumidor até o ambiente regulatório em constante transformação.
O relatório Perspectivas da Tecnologia em Seguros 2025: Transformando a disrupção em vantagem competitiva reúne insights de mais de 200 executivos do setor de seguros em 17 países – incluindo o Brasil. A pesquisa destaca como soluções de negócios integradas, combinadas com uma abordagem orientada por tecnologia, podem posicionar as seguradoras para o sucesso em um cenário de constantes mudanças.
“As companhias de seguros estão em um momento crucial, no qual a adoção de avanços tecnológicos é essencial para impulsionar a inovação”, afirma John Mejia, vice-presidente global de Gestão de Contas da Concentrix. “Nossa capacidade de aproveitar tecnologias como IA, especialmente por meio do nosso avançado portfólio de produtos iX, permite que as seguradoras prosperem nesse ambiente dinâmico. Ao integrar insights impulsionados por IA com automação e análises preditivas, aumentamos a eficiência operacional e aprimoramos a experiência do cliente. Além disso, nossa expertise na modernização de jornadas do cliente e na execução de estratégias abrangentes de transformação digital permite que as seguradoras convertam desafios em oportunidades, promovendo, assim, crescimento sustentável e sucesso a longo prazo.”
Os três principais destaques do relatório incluem:
O setor de seguros está passando por mudanças significativas, com 80% dos executivos entrevistados afirmando que a transformação digital é essencial para a sobrevivência do setor.
60% dos entrevistados acreditam que os modelos tradicionais de negócios no setor estão sendo impactados por disrupções. Nesse cenário, a Concentrix considera que a transformação digital, especialmente a adoção de IA, é crucial para que as seguradoras mantenham uma vantagem competitiva em meio às mudanças do mercado.
67% dos executivos de seguros acreditam que sua infraestrutura de dados é “de alto nível”, um fator essencial para o uso eficaz da IA. No entanto, apenas 31% afirmam estar aproveitando plenamente as oportunidades de receita durante as interações com os clientes. Esse dado revela a necessidade de buscar maneiras mais eficientes de utilizar os dados coletados para gerar melhores resultados de negócios.
Para manter a competitividade nesta era de disrupção digital, a Concentrix recomenda uma série de ações estratégicas para ajudar as seguradoras a oferecer soluções tecnológicas e impulsionar o crescimento a longo prazo:
Aproveitar a IA generativa para agregar valor ao cliente: As seguradoras devem priorizar implementações de IA que vão além da automação de backoffice e avancem para ferramentas de atendimento ao cliente, como interações personalizadas e processamento ágil de sinistros. O portfólio iX da Concentrix revoluciona as operações de seguros com IA de ponta, permitindo maior eficiência, experiências fluidas e a resolução proativa de desafios do setor.
Reduzir a lacuna de habilidades na força de trabalho com parceiros estratégicos: O sucesso frequentemente depende da contratação e capacitação de talentos, além da colaboração com fornecedores que possuam conhecimento aprofundado do setor e tecnologias avançadas. A Concentrix entrega jornadas digitais modernas e eficientes, fortalecendo a lealdade dos clientes e posicionando-se como parceira essencial na oferta de experiências excepcionais.
Investir em tecnologias centradas no cliente: As seguradoras devem priorizar ferramentas que atendam às demandas dos clientes, como análise de feedback baseada em IA, chatbots e ofertas de produtos altamente personalizadas, que já demonstraram ser transformadoras em outros setores. Com a combinação exclusiva da Concentrix de automação, análise de dados e insights especializados para otimizar operações e aumentar a produtividade, as seguradoras estarão mais bem preparadas para navegar na transformação digital, aprimorar a jornada do cliente e manter uma vantagem competitiva em um mercado em rápida evolução.
De acordo com a maioria das seguradoras entrevistadas, o aumento dos custos está afetando negativamente a aquisição e retenção de clientes e que isso está mudando as expectativas dos contratantes. As seguradoras estão sendo pressionadas a inovar e melhorar as jornadas dos clientes face a mudança do comportamento do consumidor, pois investir no melhor entendimento dos seus clientes é o desafio número um.
Sobre nós: Impulsionando um mundo que funciona
A Concentrix Corporation (NASDAQ: CNXC), uma empresa Fortune 500®, é líder global em tecnologia e serviços que potencializa as melhores marcas do mundo, hoje e no futuro. Somos focados em soluções, movidos pela tecnologia e impulsionados pela inteligência. Todos os dias, projetamos, construímos e operamos soluções totalmente integradas e de ponta a ponta com rapidez e escala em toda a empresa, ajudando mais de 2.000 clientes a resolverem seus desafios de negócios mais difíceis. Com dados e insights únicos, profunda expertise setorial e soluções tecnológicas avançadas, somos o parceiro de transformação inteligente que potencializa um mundo que funciona, ajudando as empresas a se tornarem surpreendentemente simples para trabalhar, interagir e realizar transações. Entregamos resultados inimagináveis em todos os principais setores, em mais de 70 mercados. Praticamente em todos os lugares. Visite concentrix.com para saber mais.
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Este comunicado de imprensa inclui declarações prospectivas dentro do significado da Seção 27A da Lei de Valores Mobiliários de 1933 e da Seção 21E da Lei de Mercado de Valores Mobiliários de 1934. As declarações prospectivas incluem, mas não se limitam a, declarações sobre as capacidades e o posicionamento da empresa para entregar resultados de negócios e resolver desafios para seus clientes, e declarações que incluem palavras como acreditar, esperar, pode, irá, fornecer, poderia e deveria, além de outras expressões similares. Essas declarações prospectivas são inerentemente incertas e envolvem riscos e incertezas substanciais que podem fazer com que os resultados reais diferem materialmente daqueles expressos ou implícitos por tais declarações. Os riscos e incertezas incluem, entre outros, os riscos relacionados à capacidade da empresa de executar com sucesso sua estratégia, as condições competitivas no setor da empresa, a incerteza em torno de, e as disrupções causadas, por novas e emergentes tecnologias, incluindo a adoção e utilização da inteligência artificial generativa, e outros fatores contidos no Relatório Anual da Empresa no Formulário 10-K para o ano fiscal encerrado em 30 de novembro de 2023, arquivado junto à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) e subsequentes arquivamentos na SEC. Não assumimos a obrigação de atualizar as declarações prospectivas, que falam apenas na data em que foram feitas.
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