A máxima de maior procura, maiores preços, também vale no marketing digital e na publicidade. É o que acontece nas redes sociais nessa pós-Natal, quando o valor de anúncios se multiplica. Nesse período, assim como nos chamados eventos de grande apelo – Black Friday, Dia dos Pais, das Mães e das Crianças, a busca do consumidor por serviços e, principalmente, por produtos, se intensifica, movimentando o mercado e a publicidade nas mídias digitais.
“O Facebook, por exemplo, toma como referência o Custo Por Mil Visualizações (CPM) para fazer suas cobranças, que é medido pela quantidade de pessoas que estão investindo naquele mercado”, explica Gustavo Alonge, CEO da Engajatech, empresa especializada em marketing digital.
Como exemplo ilustrativo, se um setor de eletrodoméstico tem 10 empresas investindo em anúncios, o Facebook cobra determinado valor. Quando 100 empresas do mesmo segmento passam a investir em anúncios na plataforma, algo que acontece nessas datas de celebração, ele multiplica o valor cobrado. Assim, a rede social funciona como uma espécie de leilão, onde quem paga mais aparece mais, e o CPM cresce juntamente com o aumento da procura e realização dos anúncios.
Para Alonge, “investir nesses períodos de grandes campanhas, de grandes feriados e dias comemorativos, quando o COM está elevado, representa um erro estratégico de planejamento. O correto seria as empresas planejarem suas campanhas antes desses períodos, de modo que pudessem preparar as estratégias de captação, montar sua lista e, ao chegar na época de intensificação do comércio, aproveitar o orgânico, ou seja, sem necessitar de investimento”.
Alonge dá algumas orientações para quem deseja divulgar seus produtos nas redes sociais, fugindo dos custos de campanha mais elevados:
– Prepare sua base de clientes e de anúncios semanas antes às datas que são o objetivo do alcance dos anúncios;
– Aproveite os custos menores e com os anúncios, faça a captação;
– Trabalhe o SEO, que é a otimização do posicionamento em sites de buscas, como o Google. Ele ocorre organicamente, ou seja, o aumento de buscas vai favorecer o seu site, ficando bem posicionado nas palavras-chave que você deseja, quais sejam os produtos, serviços ou algo que queira destacar.
Para isso, é preciso trabalhar três pilares essenciais:
a) Conteúdo: mais do que apenas criar conteúdo, você precisa analisar quais conteúdos o Google quer. Ele quer um conteúdo mais profundo, direto, vídeo, infográfico ou conteúdo opinativo? Faça o que o Google deseja e, para saber isso, busque a palavra-chave que quer ranquear e veja qual é o conteúdo que ele está entregando. Depois dessa observação, faça o possível para tornar o seu conteúdo o melhor possível;
b) Otimização: de nada adianta ter o melhor conteúdo, se ele mesmo não é otimizado para SEO. Ou pior, se o site não é otimizado pensando na usabilidade do usuário. Por isso, um dos pilares mais importantes dessa metodologia é a otimização constante. Melhorar aspectos do site como velocidade, usabilidade, responsividade podem simplesmente colocar o seu site no topo do Google, mesmo que não mexa em nada no conteúdo;
c) Backlinks: um dos principais critérios do Google é a autoridade de um site. E como isso é definido? Um dos principais fatores é o assustador Backlink. Backlink nada mais é do que outros sites indicando o seu. Isso faz com que o seu site seja referenciado por outros em um efeito cadeia e, com o tempo, leve o Google a aumentar sua pontuação.
Para o especialista, esses passos farão com que o empreendedor, mesmo organicamente, consiga se destacar até mais de quem investe em anúncios nessas épocas mais caras.
Ao ressaltar a importância do bom posicionamento em sites de busca, Gustavo Alonge lembra de como é hoje o comportamento do consumidor. “ele vê o anúncio e pode até se encantar com o produto, mas antes de consumi-lo ou adquiri-lo, vai pesquisar no Google se é uma empresa séria, compara preços, valores de frete, prazo de entrega, entre outros itens. Assim, quem aparece no Google, que atualmente é o site de buscas mais usado, tem mais chance de atrair de vez esse consumidor, não só aquele que já te conhece, como também o público de sua concorrência, que não comprava de imediato ou desconhecia sua presença, mas que acabou por descobrir nas buscas”.
A jornada do marketing digital até o consumidor:
– Planeje e comece antes suas campanhas
– Faça a captação dessas pessoas, organizando a sua base
– Invista na aproximação com essa lista. Nas grandes datas, reforce de maneira orgânica, sem ter que investir pesado na alta demanda.
– Claro, para ter sucesso, o trabalho de posicionamento deve ser pensado em médio e longo prazos, para garantir que nas buscas você esteja bem colocado e apareça para o público interessado, fugindo dos dias em que o CPM está com preços elevados.
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