À medida que a temporada de compras de fim de ano se aproxima, lojistas intensificam as estratégias para conquistar a audiência e aumentar a receita. De olho nessas datas importantes para o comércio, a Ecglobal, empresa da Haus, ecossistema de marketing do Grupo Stefanini, conduziu um estudo qualitativo em sua plataforma de consumidores para desvendar os detalhes do comportamento do consumidor e as oportunidades apresentadas pela Cyber Monday. Embora a data ainda não tenha alcançado a mesma popularidade da Black Friday no Brasil, tornou-se um ponto importante no calendário comercial. Entre 583 consumidores questionados sobre o assunto, 67% expressaram a intenção participar do evento, sendo que desses 39% já tinham adquiridos itens na Cyber Monday e planejam repetir a experiência, enquanto 28% pretendem fazer sua primeira compra este ano.
Para 32% de 370 participantes, os gastos devem ser entre R$ 501,00 e R$1.000,00, enquanto 27% estão dispostos a gastar mais de R$1.000,00. Eletrônicos são destaque, com 59% planejando investir em dispositivos pessoais, e outras categorias como roupas (44%), eletrodomésticos (40%) e em produtos de beleza e perfumaria (38%). Entre as marcas, Samsung, Americanas e Amazon se destacam entre as mais lembradas para data, seguidas Mercado Livre, Magazine Luiza, Mondial e Apple, o que evidencia a diversidade de percepções e preferências dos consumidores em relação ao evento.
Estratégias
Para captar o interesse dos consumidores, a Ecglobal indica que os lojistas invistam em estratégias que deixem a jornada de compra do consumidor atrativa e vantajosa. O foco deve ser principalmente no ambiente online e nas comunicações, visto que 43% dos participantes afirmam recorrer as plataformas das marcas em busca de ofertas atrativas e 17% assinam newsletters, esperando por informações diretas sobre descontos e promoções.
A data oferece oportunidades significativas para as marcas capitalizarem o crescente interesse dos consumidores por compras online no Brasil. A compreensão aprofundada do comportamento do consumidor e a implementação de estratégias direcionadas podem posicionar as marcas de forma estratégica para maximizar o potencial de vendas.
“Para otimizar as vendas, mesmo no pós-Black Friday, os lojistas podem adotar estratégias exclusivas, como a criação de promoções que integrem ambas as datas, como a oferta de cupons de desconto na Cyber Monday para quem realiza compras na Black Friday. Além disso, a implementação de vendas casadas, especialmente envolvendo eletrônicos e outras categorias de produtos, pode ser uma tática eficaz para impulsionar as vendas”, indica Adriana Rocha, Co-CEO e fundadora da Ecglobal.
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