O fim de ano costuma ser um momento de descanso e viagem para muitas pessoas, e essa mudança de rotina também torna o período de festas um dos mais visados para assaltos e invasões patrimoniais. Para garantir a segurança de casas e empresas, além de dias tranquilos entre Natal e Ano Novo, investir em soluções de segurança eletrônica é uma decisão inteligente. Nesse contexto, a PositivoSEG, unidade de negócios de segurança eletrônica da Positivo Tecnologia voltada ao mercado B2B, destaca algumas práticas e escolhas fundamentais para quem pretende dar esse passo importante, mas não sabe por onde começar.
“Mais do que proteger bens materiais, investir em segurança eletrônica é uma maneira de garantir a tranquilidade das pessoas. Soluções simples e acessíveis, como câmeras e alarmes inteligentes, são uma excelente porta de entrada para quem ainda não conhece o segmento. Elas podem inibir a ação de bandidos, além de ampliar consideravelmente as formas de monitorar um ambiente, inclusive pela tela de um smartphone, de qualquer lugar do mundo com internet”, destaca José Ricardo Tobias, diretor de negócios da Positivo Tecnologia responsável pela PositivoSEG.
Independentemente do período do ano, dispor de soluções de segurança eletrônica é uma grande vantagem. Diversas soluções são indicadas para essa finalidade e podem ser facilmente adaptados para atender a diferentes necessidades. “Para usuários finais e corporativos que ainda não possuem um sistema de segurança, a recomendação é começar pelo básico: um conjunto de câmeras de monitoramento com alarme integrado com tecnologia atualizada e suporte remoto”, diz Tobias.
Especificamente em relação à segurança perimetral, destacam-se opções de produtos de monitoramento integrados a sensores. Nessa categoria, as opções mais comuns são as que possuem os chamados IVA (sensores infravermelhos ativos), que utilizam tecnologia infravermelha para detectar a presença de objetos ou pessoas e que podem ser complementados com o uso de câmeras com inteligência de cruzamento de linha.
“O mercado disponibiliza diferentes tipos de soluções eficientes. Entretanto, um ponto que muitas vezes não é tratado como prioridade pelos usuários é a seleção de um profissional qualificado para fazer as instalações corretamente. Essa dica vai evitar pontos cegos e garantir funcionamento ideal dos equipamentos adquiridos”, destaca o executivo.
Com relação a sistemas de alarme, uma dúvida frequente é referente à escolha entre um serviço de monitoramento autônomo ou empresarial. Sobre isso, o executivo da PositivoSEG garante que o fator decisivo deve ser o perfil do usuário, já que ambos são eficientes. “O sistema de alarme monitorado por uma empresa oferece mais tranquilidade, pois a cada ocorrência, a contratada vai verificar o imóvel. Quanto ao sistema é autônomo, o proprietário é quem recebe a notificação e precisa entrar em contato com as autoridades para verificar o ocorrido. A melhor decisão depende da dinâmica mais adequada para o cliente”.
Por fim, um recurso bastante interessante em sistemas de monitoramento é o acesso remoto às imagens das câmeras de segurança. “Essa ferramenta dá muita tranquilidade ao usuário, que pode verificar o seu patrimônio a qualquer momento. A PositivoSEG, por exemplo, disponibiliza tal função por meio do aplicativo Positivo View, que é extremamente intuitivo e seguro”, reforça o especialista. Com ele, o usuário pode visualizar os ambientes através de uma comunicação entre a nuvem e os dispositivos conectados, recebendo notificações em tempo real de detecções de movimento e alarmes configurados.
Para saber mais sobre a PositivoSEG e seus produtos, acesse o site.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LEANDRO TELES
leandro@agenciadrone.com.br