Os mais de 105 mil aposentados e pensionistas da Paranaprevidência têm até 31 de dezembro para realizar o recadastramento obrigatório de 2023. Até o dia 9 de agosto, cerca de 53 mil haviam feito a atualização. O recadastramento pode ser feito através do aplicativo do órgão, pelo web site, ou presencialmente.
A coordenadora da Gran Faculdade campus Curitiba Núbia Elizabette de Paula destaca que o recadastramento por meios digitais elimina a necessidade de comparecimento presencial à instituição e pode ser realizado a qualquer momento, independentemente do mês de aniversário do beneficiário.
“Esse recadastramento pode ser realizado a qualquer momento, não depende de ser no mês de aniversário do beneficiário e ele também não precisa ser presencial. Esse recadastramento serve para que os pensionistas possam fazer prova da sua existência e cumprir os demais requisitos que são exigidos pela lei”, comenta.
Para pensionistas universitários, o procedimento é diferente. O recadastramento é exclusivamente digital e deve ser concluído até 31 de agosto. Os beneficiários devem monitorar o status do recadastramento via aplicativo, para se certificar que não há pendências. Pensionistas universitários que não se recadastrarem terão seus pagamentos bloqueados.
Núbia Elizabette explica que a Paranaprevidência é um órgão gestor de regime próprio de previdência dos servidores públicos do estado do Paraná. Logo, todos aqueles servidores que têm um regime estatutário, seguirão a Paranaprevidência.
“A Paranaprevidência foi criada com o intuito de garantir o pagamento das aposentadorias e pensões dos servidores públicos estaduais que são estatutários, então regidos por uma lei específica”, expõe.
Mais informações como documentação e normativas estão disponíveis no site da Paranaprevidência.
Veja Mais:
Tensões entre governo e Legislativo têm impacto na economia, reforça cientista política
Comissão aprova cronograma da reforma tributária com votação no dia 4 de outubro