A recente aprovação da Reforma Tributária promete simplificar o sistema de impostos. É esperado o aumento da eficiência na cobrança de impostos e redução do “custo Brasil”. Mas o que, de fato, muda e como as empresas devem se preparar para esse novo cenário?
A principal mudança trazida pela reforma é a unificação de vários tributos federais, estaduais e municipais, como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS, em dois novos impostos: o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). Esse novo modelo tem como objetivo simplificar a apuração de impostos, aumentar a transparência e melhorar o ambiente de negócios no país. A cobrança automatizada, que não precisa de apuração, faz a empresa ter uma precificação bem feita, pois caso a venda não seja saudável, ela não tem como recolher impostos para se segurar.
Além da simplificação, a reforma introduz o conceito de tributação no destino, ou seja, os tributos passam a ser cobrados onde o consumo ocorre, não onde o produto ou serviço é produzido. Isso deve impactar empresas que atuam em múltiplos estados, exigindo ajustes na gestão tributária e no planejamento estratégico.
Diante dessas mudanças, é fundamental que as empresas revisem suas operações financeiras, principalmente os meios de financiamento, visto que o imposto será uma relação de débito e crédito de forma automática, não restando apuração normal para o pagamento no período subsequente. Assim sendo empresas que tem problema de caixa não poderão se apoiar no imposto não recolhido para se equilibrar. A simplificação tributária exigirá a atualização de sistemas contábeis, contratos e processos de compliance fiscal. Organizações que atuam em diferentes estados precisarão se atentar para o novo regime de cobrança e suas implicações.
Adotar um planejamento financeiro mais estratégico será essencial. Consulte um especialista e saiba mais!
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Michelle Palermi
mipalermi@gmail.com