O WhatsApp, líder global em mensagens instantâneas, tem se destacado como um catalisador na revolução da experiência do cliente e nas interações em tempo real. À medida que acompanhamos os avanços desta plataforma, é evidente que suas funcionalidades moldam cada vez mais as comunicações comerciais.
Dados do CX Trends 2023, mostram que 61% dos consumidores preferem utilizar esse aplicativo para conversar com uma empresa, enquanto 67% confiam ou têm plena confiança no canal quando o assunto é realizar uma compra pelo app. Rodrigo Ricco, fundador da Octadesk, afirma que ao longo dos anos, o WhatsApp deixou de ser apenas um canal de mensagens e, graças às inovações introduzidas pela Meta, tornou-se uma verdadeira plataforma de negócios. “Presente em 99% dos celulares em operação no Brasil, o WhatsApp é um forte aliado para as empresas, já que o consumidor se mostrou muito satisfeito com as conveniências em conversar com as empresas pelo canal. No entanto, para aproveitar ao máximo o potencial da plataforma, é essencial conhecer todas as possibilidades e recursos disponíveis para alavancar as vendas e proporcionar uma experiência de compra envolvente”, afirma.
No começo de 2023, o WhatsApp lançou no Brasil o recurso de Comunidades, uma funcionalidade capaz de criar grupos maiores de discussões e mais organizados. Com o intuito de auxiliar empresas de diversos segmentos, incluindo instituições de ensino e lojas virtuais, as Comunidades chegaram para estreitar o relacionamento e impulsionar os negócios de maneira estratégica. “Não importa o seu nicho e se você comercializa para consumidor final ou para outras empresas. Você precisa criar conexões genuínas. E este recurso é uma maneira poderosa de impulsionar os negócios e ainda obter insights sobre as preferências dos consumidores”, relembra o especialista.
Outro avanço foi em relação ao chat-commerce, uma funcionalidade que mantém todo o processo de pesquisa, interação e compra dentro do WhatsApp. “Dessa maneira, as empresas conseguem entregar uma experiência mais fluida e fácil para o público, aumentando as chances de conversão das interações em vendas. Com essa função, o cliente consegue acessar o catálogo de produtos disponíveis, inserir os itens escolhidos no carrinho de compras e finalizar a venda com o link, tudo dentro do app”, explica.
Ao longo deste ano, a Meta também apostou no lançamento do Flows, um recurso inovador que capacita a criação de interações mais robustas para clientes por meio da versão Business. “Com essa possibilidade, as empresas podem fornecer uma variedade de produtos e serviços que vão desde a conveniência de selecionar um assento no avião até solicitar uma refeição ou marcar um horário, tudo isso mantendo uma conversa contínua. Além disso, o Flows permite criar um menu customizado para atender as necessidades específicas de cada negócio, oferecendo uma comunicação muito mais personalizada”, finaliza Ricco.
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