O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) participou, nesta quinta-feira (29), da 2ª Reunião Preparatória para a Iniciativa de Bioeconomia do G20. O encontro foi realizado no Palácio do Itamaraty, em Brasília, e contou com a presença do secretário-executivo do MCTI, Luis Fernandes, e do diretor do Departamento de Programas Temáticos da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos, Leandro Pedron.
Durante todo o dia, representantes do governo, universidades e institutos participaram de discussões sobre o tema para estabelecer os pontos de maior interesse do Brasil, que serão sistematizados em documento e servirão de base para as discussões com outros países no G20.
“É muito importante que o tema da bioeconomia esteja na agenda. Somos um país muito diverso, dotado de alta capacidade de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Esta é uma excelente oportunidade para alinharmos as ações do governo, termos uma presença marcante no G20 e projetarmos a liderança do Brasil no mundo”, disse Luis Fernandes.
Entre os temas discutidos, estão o papel da bioeconomia na transição energética Brasil e também na geração de renda e redução das desigualdades sociais. A ideia é que, durante o G20, os países possam trocar experiências e construir um entendimento coletivo sobre o papel da bioeconomia, buscando soluções inovadoras para criar produtos e serviços mais sustentáveis a partir de seus biomas e realidades específicas.
Cooperação internacional
O G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional e reúne 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais (União Africana e União Europeia).
O grupo tem presidências rotativas anuais e esta é a primeira vez em que o Brasil ocupa a liderança. Vários eventos preparatórios já estão acontecendo em diversas cidades do Brasil. A reunião da Cúpula de Líderes deve acontecer nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.