De 26 de agosto a 3 de setembro, o Rio Grande do Sul receberá a 46ª edição da Expointer no Parque de Exposições Assis Brasil, no município de Esteio. A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul espera igualar ou superar os resultados do ano anterior, quando a Expointer teve R$ 7,1 bilhões em negócios e atraiu cerca de 773 mil visitantes.
Em nota, a secretaria informou que a Expointer gera aproximadamente 30 mil empregos, entre diretos e indiretos e é considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina. Esta edição deve contar com cerca de 1,4 mil expositores. Além dos trabalhadores para o período de feira, há uma grande movimentação e contratação de mão de obra na pré-Expointer para montagem e organização dos espaços.
O economista Renan Gomes destaca que grandes eventos como este visam introduzir novas tecnologias, equipamentos e informações aos produtores rurais. Essa conexão entre fabricantes de equipamentos e produtores agrícolas é fundamental para disseminar conhecimento e promover maior eficiência na produção.
“Esse tipo de evento, bem como outros eventos de grande porte, aproxima os produtores das mais recentes tecnologias no mercado, melhorando os índices de produtividade. Eles também atraem pessoas e empresas de outros estados, impulsionando a economia local, incluindo setores como hotelaria e serviços. Portanto, são essenciais para a geração de renda”, expõe.
A Secretaria também informou que o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil passou por diversas melhorias neste ano, incluindo a reforma de pavilhões, pavimentação, expansão do estacionamento, atualizações na rede elétrica e abastecimento de água, além da cobertura da pista da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
Investimentos em acessibilidade também foram feitos, como o calçamento de ruas, a construção de rampas de acesso em cada um dos pavilhões e no prédio da Administração Central e a instalação de um elevador na Casa da Administração que dará acesso ao auditório do segundo andar, onde ocorrem vários eventos.
A Expointer teve origem em 1901 como “1ª Exposição de Produtos do Estado” no Campo da Redenção. Mudou de nome e local várias vezes, sendo chamado de Exposição Agropecuária de Porto Alegre e acontecendo no Prado Riograndense até 1969. Em 1970, o evento se mudou para Esteio, tornando-se internacional em 1972 com ampla variedade de atividades e exposições. Em 1977, o local foi renomeado para Parque de Exposições Assis Brasil, consolidando-se como um evento de destaque, batendo recordes a cada edição.
Veja Mais:
Combustíveis: Rio Grande do Sul se encontra abaixo da média de preços nacionais
Normativa do TCU deve direcionar a fiscalização de transferências especiais do orçamento a estados e municípios