São Paulo, dezembro de 2024 – A VR Software, reconhecida por suas soluções inovadoras para o varejo alimentar, está transformando o controle e rastreamento de produtos no setor. Com a implementação do código 2D, a empresa oferece uma tecnologia que permite o armazenamento de grandes volumes de dados em espaços compactos, facilitando a inclusão de informações detalhadas, como lote, data de fabricação e validade dos produtos. Essa inovação torna o gerenciamento e rastreamento de itens ao longo de toda a cadeia de produção e venda mais eficiente e preciso, agregando valor e modernização ao setor.
O projeto, iniciado em julho de 2022 com um investimento de R$ 82 mil, foi implementado em duas fases. Na primeira, a tecnologia de código 2D foi integrada às balanças, gerando QR Codes com informações detalhadas para rastrear produtos desde a fabricação até o ponto de venda. Em outubro do mesmo ano, a solução foi integrada ao sistema ERP, automatizando o processamento de dados e melhorando o controle de estoque e rastreamento dos produtos.
“A solução desenvolvida não só melhora a eficiência operacional das empresas, mas também contribui para um gerenciamento mais eficaz dos produtos no mercado”, completa Lucas Viganó, Product Owner da VR Software e responsável pela primeira etapa da implementação do projeto.
O supermercado Pilar da Terra foi o primeiro a incorporar a tecnologia de código 2D em suas atividades diárias, tornando-se cliente pioneiro dessa solução. Desde então, a tecnologia tem se mostrado eficaz no estabelecimento, aumentando a rastreabilidade e o controle sobre os produtos. O projeto rendeu em 2024 o reconhecimento por meio do Prêmio Automação da GS1 Brasil.
“Estar presente nesse evento e ser reconhecido, pelo segundo ano consecutivo, com o prêmio na categoria Aplicação de Mercado: Cadeia Completa do Varejo é motivo de grande orgulho para todos nós. Este prêmio reflete o empenho e a dedicação de nossa equipe e é um reconhecimento ao nosso compromisso contínuo em aprimorar processos e oferecer o melhor para nossos clientes” celebra Michael Fogaça, Gestor Geral do Pilar da Terra.
Para Simone Santos, analista de Produto da VR Software e responsável pela implementação da segunda etapa do código 2D, essa inovação tecnológica tem o poder de transformar profundamente o setor, impactando toda a cadeia – desde os leitores de scanners até as embalagens – ao trazer maior eficiência e precisão ao processo.
“Essa transformação é uma verdadeira revolução industrial no varejo, uma vez que altera a maneira como os dados dos produtos são gerenciados e rastreados. O aspecto mais gratificante é o reconhecimento de que uma empresa brasileira está na vanguarda dessa inovação, assumindo a liderança global”, afirma.
Lucas Viganó acrescenta “Para nós, é como sermos o Ayrton Senna da tecnologia para o varejo supermercadista, liderando com excelência e colocando o Brasil no mapa da inovação tecnológica mundial”.
Os códigos 2D, ou bidimensionais, são essenciais no varejo alimentar, oferecendo aos consumidores acesso imediato a informações detalhadas sobre os produtos, como ingredientes e valores nutricionais, o que melhora a experiência de compra. Para os varejistas, esses códigos otimizaram processos, facilitando o controle de estoque, a reposição e a redução de perdas.
Além disso, permitem a criação de campanhas promocionais interativas, promovendo o engajamento e a fidelização dos clientes, tornando-se ferramentas fundamentais para a modernização e inovação das operações comerciais.
Sobre o Grupo VR Software
Grupo de empresas especializadas em tecnologia para supermercados, a VR Software oferece sistemas para simplificar as operações do setor supermercadista de ponta a ponta, desde a gestão da retaguarda até o PDV. Fundado em 2006 na cidade de Limeira (SP), conta com mais de 200 colaboradores, especialistas em inovar e aplicar os mais avançados sistemas em todos os processos do varejo, além de ter mais 3 mil clientes, espalhados por 17 mil PDVs em todo o Brasil e responsáveis por transacionar cerca de R$ 50 bilhões a cada ano. O Grupo VR Software acredita que somente a tecnologia é capaz de garantir ao supermercado a otimização de processos, o aumento das vendas e a fidelização de clientes. Saiba mais em: www.vrsoft.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Lícia Maria Assunção Martins
licia@image360.com.br