No início do ano temos a oportunidade de traçar as perspectivas para os próximos 11 meses. Mas antes de abordarmos como farmácias, drogarias e perfumarias podem se preparar adequadamente para o cenário digital desse ano, o tema deste artigo, gostaria de aproveitar que já estamos entrando na segunda metade da década de 2020 para fazer um rápido retrospecto das significativas inovações tecnológicas que impactaram positivamente o setor de varejo farmacêutico e que facilitaram o acesso a medicamentos e outras soluções à população brasileira.
Uma delas foi a transformação digital, acelerada pela pandemia de Covid-19, com o advento do e-commerce e aplicativos de estabelecimentos comerciais. Outra, é a adoção da inteligência artificial (IA) para personalizar recomendações de produtos e serviços, melhorando a experiência do cliente e aumentando a eficiência operacional das farmácias. A integração de diferentes canais de comunicação, atendimento e venda, como lojas físicas, online e aplicativos móveis, mais conhecida como omnichannel, também proporcionou uma experiência de compra mais fluida e conectada para os consumidores.
Em marketing, a criação de conteúdos educativos e informativos sobre saúde e bem-estar ajudaram as farmácias, drogarias e perfumarias a construir relacionamentos mais fortes com seus clientes e a aumentar a fidelidade. E o uso de dados para entender melhor o comportamento do consumidor, otimizar a gestão de estoque e ativações de marketing resultou em uma operação mais eficiente e alinhada com as necessidades da clientela.
Concluída esta breve retrospectiva, retorno à pauta deste texto. O mercado varejista farmacêutico segue em constante evolução e a digitalização oferece inúmeras oportunidades, mas também traz desafios que precisam ser enfrentados com estratégias bem definidas. Por isso, farmácias, drogarias e perfumarias precisam estar preparadas para navegar no cenário digital e nadar de braçada nele ao longo de 2025.
A primeira dica que trago é fazer a imersão completa em e-commerce. O comércio eletrônico, por meio de sites e aplicativos, oferece aos estabelecimentos a possibilidade de vendas online e entrega em domicílio, facilitando a vida dos consumidores, incrementando as vendas e fidelizando seus clientes. A solução mais prática, racional e econômica é aderir às plataformas de marketplace.
As parcerias estratégicas e a presença em plataformas de vendas podem ampliar significativamente o alcance do estabelecimento. Participar de marketplaces como o Farmácias app, o mais importante voltado às farmácias, drogarias e perfumarias, por exemplo, permite a gestão de vendas online, em um ambiente altamente competitivo, para um público mais amplo e diversificado, bem como que atinja uma base de clientes maior sem a necessidade de investimentos significativos em marketing (já que o próprio marketplace se encarrega disto, com investimentos em mídias e parceiros, além de ações promocionais).
Não por acaso, uma novidade recente do Farmácias app e que se constitui em um outro benefício de aderir à plataforma, é fazer uso de uma ferramenta de IA de marketing digital proporcionada pelo aplicativo para, entre outras funções, planejar, executar e gerenciar campanhas, produzir materiais criativos, personalizar postagens, escolher chamadas e hashtags e monitorar via dashboard as métricas como impressões, alcance e engajamento. Todo esse cuidado garante que os conteúdos de marketing produzidos sejam individualizados, alinhando a estratégia macro, que reflete a visão da indústria/distribuidor sobre o comportamento do mercado, com a estratégia micro, que respeita as características regionais de cada farmácia, drogaria ou perfumaria participante.
A segunda dica é fazer a gestão de estoque, um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer estabelecimento comercial. No cenário digital, isso se torna ainda mais crítico devido às flutuações nas demandas sazonais e picos de consumo. Por isso, fazer uso deste tipo de ferramentas de previsão de demanda e análise de dados pode ajudar as farmácias, drogarias e perfumarias a ajustar seus estoques de maneira precisa, evitando tanto a falta quanto o excesso de produtos.
A terceira dica é mais um conjunto de recomendações práticas para adaptação e transformação digital que, acredito, são também imprescindíveis e determinantes para o êxito dos negócios, abrangendo:
Social media – utilize as redes sociais para engajar e informar os clientes;
Atendimento omnichannel – ofereça um atendimento integrado aos clientes por meio de múltiplos canais, incluindo o físico, telefone, e-mail, chat online e redes sociais, garantindo que eles possam alcançar a farmácia da forma mais conveniente;
Treinamento de equipe e melhoria contínua – garanta que sua equipe esteja preparada para lidar com as novas ferramentas digitais e oferecer um atendimento excepcional, e incentive o retorno dos clientes, como avaliações, opiniões e comentários deles, usando essas informações para aprimorar seus serviços.
A preparação para o cenário digital desse ano envolve uma combinação de gestão eficiente de estoque, parcerias estratégicas e uma forte presença digital, em especial em plataforma de marketplace. Ao adotar essas práticas digitais, farmácias, drogarias e perfumarias podem não apenas atuar em um mercado cada vez mais competitivo, mas prosperar no novo ambiente de negócios, oferecendo uma experiência de compra integrada e personalizada que eleva a satisfação dos clientes e maximiza o potencial de vendas.
* Henrique Mazza é gerente de Marketing do Canais Digitais do GrupoSC, empresa responsável pelo aplicativo Farmácias app. Lançado em 2017, o Farmácias app facilita a compra de produtos de forma prática e segura. Os clientes da plataforma têm acesso a produtos diversos, como medicamentos, vitaminas, suplementos, maquiagem, cuidados infantis, higiene, entre outros tipos de produtos da área farmacêutica, promovendo acesso à saúde e bem-estar para as pessoas. Com acesso pelo site ou aplicativo em smartphones, o consumidor poderá ter acesso a ofertas feitas diretamente pelas farmácias parceiras espalhadas em diversos lugares do país, que determinam a região de atendimento, prazo e taxa de entrega do delivery
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PAULA FEREZIN MARTINS
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