Cada vez mais, a tecnologia avança com o objetivo de contribuir para a segurança, tanto de pessoas quanto de empresas. Desde câmeras de segurança a fechaduras inteligentes, a modernidade ganha espaço com ferramentas que ajudam a tornar o dia a dia mais seguro. Prova disso, são os dados mais recentes da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE) que apontam que, em 2023, o segmento fechou o ano com faturamento superior a R$ 12 bilhões, crescimento médio de 13,75%.
A pesquisa da ABESE aponta ainda que 37% dos imóveis no Brasil já contam com algum tipo de sistema de monitoramento eletrônico e que 12 mil condomínios adotaram portarias remotas.
“O avanço de tecnologias como 5G e Internet das Coisas (IoT) possibilitam utilizar a tecnologia e a inovação para aprimorar os recursos de segurança no dia a dia das pessoas. São ferramentas que ajudam a prever riscos e permitem respostas rápidas, reduzindo o impacto de eventos inesperados, como invasões ou até mesmo a proteção de pessoas vulneráveis mesmo à distância”, afirma Felipe Szpigel, vice-presidente de Negócios de Segurança Eletrônica da Positivo Tecnologia.
Hoje, os dispositivos conectados desempenham um papel fundamental na prevenção e resposta rápida a situações de risco, atuando com monitoramento em tempo real, com câmeras e sensores que captam movimentações inesperadas e alertam usuários via smartphone, por exemplo. Com automação de segurança, sistemas como alarmes e outros dispositivos podem ser ativados automaticamente ao detectar movimentos suspeitos.
As câmeras podem auxiliar na proteção de empresas, escolas e condomínios residenciais. Com o monitoramento remoto, é possível garantir, em tempo real, a segurança de diferentes ambientes.
Uso de tecnologia para a proteção de empresas também avança
Com o apoio da IoT, as estratégias de segurança empresarial são cada vez mais impactadas. Dispositivos como câmeras, sensores e alarmes captam e compartilham dados em tempo real, possibilitam monitoramento contínuo, análises preditivas e respostas rápidas a ameaças. Além disso, a automação de processos e a integração de dados em plataformas centralizadas aumentam a eficiência e fornecem uma visão completa e estratégica da segurança.
Felipe destaca quais são as áreas mais beneficiadas pela tecnologia. “Sensores inteligentes e câmeras equipadas com análise de vídeo ajudam a detectar intrusões e atividades suspeitas de forma proativa, contribuindo para o monitoramento de perímetro. Já os leitores faciais e biométricos facilitam o gerenciamento de acessos em tempo real, com maior precisão e segurança. Também vale mencionar as soluções de IoT, capazes de rastrear equipamentos e bens valiosos, o que impacta na redução de perdas e roubos, além de otimizar a alocação de recursos importantes”.
A evolução do 5G é peça fundamental no aprimoramento de processos de segurança em desenvolvimento pelas empresas, como soluções de duas frentes de negócio da Positivo Tecnologia. Além da Positivo SEG, especializada em dispositivos de segurança eletrônica para empresas, escolas e condomínios residenciais, a empresa oferece também soluções de smart home por meio da Positivo Casa Inteligente. Segundo o gerente da Positivo Casa Inteligente, Rafael Sczcepanik, a conectividade em tempo real será revolucionada. “Ela permitirá a transmissão instantânea de grandes volumes de dados, o que vai possibilitar um monitoramento contínuo e respostas automatizadas com alta eficiência”. Outra ferramenta que irá atuar em conjunto com o 5G, de acordo com o especialista, é a Inteligência Artificial. “A integração da IA trará análises preditivas avançadas, identificando ameaças antes que elas se concretizem. Juntas, essas tecnologias permitirão a criação de sistemas autônomos de segurança, maior personalização de estratégias e monitoramento mais inteligente para proteger empresas de forma proativa e eficaz”, conclui.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALAN OLIVEIRA DA SILVA
alan.oliveira@giusticom.com.br