A Sensedia, líder global em APIs e soluções de integração, anunciou o lançamento do Sensedia AI Copilot, um assistente de IA inovador projetado para facilitar todas as etapas de gerenciamento de API, governança e integração de aplicativos.
A solução incorpora mais de 17 anos de experiência da Sensedia na concepção de estratégias e melhores práticas de API. O Sensedia AI Copilot pode ser ajustado para entender o contexto de negócios de cada cliente e combinar as melhores práticas de gerenciamento e governança de APIs para sugerir melhorias, projetar APIs do zero, detectar falhas de segurança e aumentar a precisão da documentação. A solução pode avaliar APIs publicadas em vários gateways, garantindo um gerenciamento abrangente de APIs.
Apresentado na conferência global de clientes APIX 2024, o AI Copilot apoia os clientes no alinhamento de suas APIs e estratégias de integração com os objetivos de negócios, transformando canais digitais e ecossistemas integrados.
“O AI Copilot da Sensedia aproveita o que a IA generativa faz de melhor – assistência de melhores práticas para desenvolvedores e engenheiros de plataforma para elevar o design de API por meio de jornadas personalizadas. Mas, mais do que isso, a solução impactará cada etapa de sua jornada de API. Esta solução aproveita anos de experiência em design de API para oferecer uma experiência de API de IA simples, personalizada e eticamente orientada por seres humanos para melhorar a forma como as empresas inovam”, afirma Lisa Arthur, diretora e CMO global da Sensedia nos EUA.
Como funciona
O Sensedia AI Copilot simplifica toda a jornada de criação de API – desde o planejamento e design até a implementação, teste e validação, documentação, implantação e etapas de gerenciamento – e agora pode ser navegado com simplicidade, velocidade e intuição com o auxílio da inteligência artificial.
Ao aplicar anos de práticas recomendadas do setor, o assistente de IA aumenta a produtividade e os resultados, resultando em APIs robustas e eficazes que são fáceis de personalizar, ajustar, publicar e controlar.
Os usuários podem fazer upload de seus dados com segurança para criar APIs personalizadas, com a IA sugerindo jornadas e pontos de acesso alinhados às melhores práticas do mercado para facilidade de uso e segurança. A solução, então, gera APIs automaticamente, prontas para customização e integração com o API Manager da Sensedia, permitindo gerenciamento flexível de documentação e criação automatizada de contratos.
“O Sensedia AI Copilot é desenvolvido com um foco claro em garantir uma IA responsável. Nossas práticas seguem rígidas diretrizes éticas para garantir transparência, equidade e segurança. Mantemos a supervisão humana em todas as etapas críticas do processo para evitar erros e garantir a qualidade”, explica Kleber Bacili, CEO da Sensedia.
O executivo também aponta outras capacidades importantes para projetar e criar APIs alinhadas às estratégias de cada empresa. “Outro diferencial significativo da solução é o upload seguro de documentos para bancos de dados privados. Esse novo recurso permite que os usuários personalizem APIs para melhor suportar seus processos de negócios, estratégia e planejamento. Os clientes da Sensedia também verão um processo de resposta aprimorado, pois todos os dados capturados serão autenticados e criptografados para o máximo em segurança e mitigação de riscos.”
O “Hype Cycle for Artificial Intelligence, 2023” do Gartner® mostra que “a engenharia de IA permite que as organizações estabeleçam e aumentem portfólios de soluções de IA de alto valor. A maior parte do desenvolvimento da IA está atualmente limitada por estrangulamentos operacionais significativos. Com métodos de engenharia de IA – DataOps, ModelOps e DevOps – é possível implantar modelos em produção em uma estrutura de modelo de fábrica estruturada e repetível para obter um valor significativo.”
Benefícios comprovados
A uisa, cliente da Sensedia, uma das maiores biorrefinarias do Brasil, testou com sucesso o Sensedia AI Copilot, demonstrando diversas vantagens. A solução acelerou o processo de desenvolvimento da uisa para criação e lançamento de APIs. O Sensedia AI Copilot simplificou a adesão às melhores práticas do setor, resultando em APIs mais robustas e eficientes, redução de erros humanos e automação de processos repetitivos, personalização e ajuste mais fáceis de jornadas e endpoints e integração mais fácil com o API Manager da Sensedia (plataforma completa de gerenciamento de API).
Segundo Rodrigo Gonçalves, Diretor de Tecnologia e Inovação da uisa, o Sensedia AI Copilot não é apenas uma ferramenta de criação de APIs; gera negócios. “A solução nos ajuda a simplificar nossos processos de desenvolvimento e criação. A criação de uma API pode ser feita por qualquer pessoa. Ou seja, estamos democratizando, colocando mais governança nos processos.”
Gonçalves acrescenta que, com a solução, a equipe de tecnologia da uisa tem mais tempo para pensar no negócio. “Algo que demorava cinco ou seis dias agora pode ser concluído em uma ou duas horas, economizando tempo. Colocar inteligência em nossos processos oferece enorme economia e eficiência para a empresa.”
O Sensedia AI Copilot é uma ferramenta para aumentar a eficiência na entrega de resultados, comentou Gonçalves. “Aqui na uisa, nossa diretoria não está focada apenas em tecnologia e inovação, mas também na eficiência e no aumento da rentabilidade da empresa. O Sensedia AI Copilot libera recursos humanos para pensar sobre pontos de eficiência operacional e automatiza um processo geralmente complicado. A solução simplifica a transformação do negócio.”
Próximos passos
A Sensedia espera aprimorar ainda mais as funcionalidades e a experiência do usuário do Sensedia AI Copilot por meio do autoaprendizado. O produto pode adotar as melhorias mais recentes, fornecendo previsões e sugestões mais precisas e contextualizadas, alinhadas com a evolução contínua dos modelos de IA.
“O Sensedia AI Copilot não substitui o trabalho humano, mas o complementa, automatizando tarefas repetitivas e propensas a erros e permitindo que desenvolvedores e arquitetos se concentrem nos aspectos mais estratégicos e criativos das iniciativas de gerenciamento e governança de API. O uso da solução aprimora a experiência do usuário e agrega valor ao negócio”, destaca Bacili.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MICHELLY SIQUEIRA DE SOUZA
michelly.siqueira@vianews.com.br