O consumo de livros, HQs, filmes, animes, games e demais produtos de tecnologia ou relacionados à cultura pop é uma característica do nerd. Contudo, vai além muito além do consumo, isso porque estamos falando de uma comunidade que tem uma relação íntima com o estudo, com a pesquisa e com a ciência. E por isso, é possível encontrar entre os nerds os mais diversos profissionais, da engenharia à docência, da medicina ao programador. Inclusive, baseado na minha própria vivência enquanto nerd, pude ver como os jogos digitais, xadrez e os amados RPGs auxiliam ativamente na socialização. Vale destacar que esta comunidade evolui, é dinâmica e atualmente apresenta grande pluralidade e inclusão. Por isso, é tempo de se orgulhar em ser nerd.
O Dia do Orgulho Nerd de 2024 está se aproximando e nos faz refletir: será que sabemos o peso desta data para uma comunidade que se identifica como nerd? Ser nerd consiste em um interesse pelo estudo, computadores, ciência e demais temas atrelados, como livros, games, RPG’s. Já o geek, popularmente associado ao nerds, tem interesses voltados às vivências da tecnologia, computadores e cultura pop.
O importante é que essa data é cheia de significados, pois nerds, geeks, gamers, otakus (pessoas que se interessam por animes e mangás) e demais grupos que partilham interesses próximos têm um momento para celebrar aquilo que são. Ou seja, festejarem sem preconceitos ou pré-julgamentos e, principalmente, sem segregação entre os grupos, ainda que, muitas vezes, a socialização possa ser um desafio.
No Brasil, as recentes pesquisas da Geek Power nos trazem alguns parâmetros de que a atual sociedade está imersa no universo geek/nerd; com 42,5% dos entrevistados que se declaram apaixonados por filmes ou nos 7,8% que são apaixonados por animes e mangás; fica evidente o quanto a cultura nerd está fazendo parte da vida dos brasileiros. Outra pesquisa relevante deste mercado é a Pesquisa Games Brasil 2024, que mostra que 73,9% dos brasileiros consomem jogos digitais nas mais diversas plataformas. Além disso, a edição de 10 anos de uma das maiores convenções de cultura pop do Brasil – a CCXP – bateu recorde de público em 2023, com 287 mil frequentadores.
A partir desses dados, fica evidente que se o preconceito com o público nerd/geek ainda existe, já passou da hora de ser um assunto encerrado; de encararmos a realidade de que há nerds em todos os cantos, em todos os tipos de atividades, e que a imagem que se tinha sobre este público nos anos 1980 e 1990 deve ser deixada de lado. O próximo passo deveria ser a democratização deste conteúdo, já que as próprias pesquisas citadas demonstram que as classes B e C têm a menor fatia deste mercado; e não se engane, não é por falta de vontade, mas sim, pelos preços exorbitantes que qualquer produto da indústria do entretenimento possui na atualidade.
Podemos dizer que ser nerd está na moda, e se você ainda não reconheceu que é um, venha para o nosso lado da força, pois com certeza será mais do que bem-vindo.
*Willian Pereira Maia é Especialista em Educação Física Escolar, professor e tutor dos Cursos de Pós-Graduação na Área de Educação Física e Esporte
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALQUIRIA CRISTINA DA SILVA
valcsilvaa@gmail.com