São Paulo, Brasil – Esta edição do Sports Summit São Paulo, ponto de encontro da indústria do esporte mundial, contará com a tecnologia blockchain para se tornar carbono neutro e lixo zero. Em parceria com a cleantech Polen, startup que desenvolveu um crédito de logística reversa balizado na blockchain, será possível ter controle e transparência sobre as emissões de carbono e o descarte correto de resíduos, durante e após o evento que acontece entre os dias 7 e 9 de maio na capital paulista.
Para iniciar a atuação na neutralização de carbono, a Polen entra com estoque de mais de 3 milhões de toneladas em créditos certificados pela VERRA, principal programa de crédito de gases de efeito estufa do mundo. O mercado de créditos de logística reversa, uma tendência crescente nos setores econômicos do Brasil, opera de forma semelhante ao mercado de créditos de carbono. Empresas que geram resíduos de embalagens têm a opção de compensar esses resíduos lançados no meio ambiente adquirindo créditos de logística reversa, como os oferecidos pela Polen.
“As mudanças climáticas são um problema evidente no cenário mundial e o esporte representa um ambiente de aprendizado e educação. Com o Sports Summit, nossa ideia é promover o debate sobre o que pode ser feito para contribuir com a sustentabilidade, por isso consideramos tão importante a união com empresas da linha de frente nesta conscientização. Com parceiros como a Polen, conseguimos fundamentar as discussões e as ações voltadas para a conservação do planeta”, afirma Sebastian Lateulade, fundador e presidente do Sports Summit World Tour. “Durante a edição brasileira do evento, neutralizaremos 10 vezes mais carbono e resíduos do que geramos para realizar o Sports Summit. Este é o nosso meio de dar exemplo e incentivar a comunidade esportiva a debater sustentabilidade”, reforça Lateulade.
A logística reversa que a Polen está aplicando ao evento permite que os participantes acessem QR Codes disponibilizados e verifiquem todo o processo, desde a neutralização do carbono até a gestão dos resíduos, que serão enviados para cooperativas de São Paulo. Além disso, a tecnologia blockchain proporciona maior confiabilidade, transparência e garantia de que as práticas sustentáveis estão sendo efetivamente implementadas, por conta da rastreabilidade aplicada e disponibilizada para qualquer um consultar.
“Pela primeira vez na história da Polen, estamos fazendo a fazendo neutralização de carbono além da gestão de resíduos de um evento e contar com a confiança do Sport Summit, um dos maiores eventos globais para esporte, é muito importante para demonstrar que é possível promover grandes encontros de maneira sustentável e incentivar outros negócios a se preocupar com essa questão”, explica Renato Paquet, CEO da Polen, sobre a inovação e avanço na sustentabilidade. “O esporte é uma ferramenta de educação e é através dele que pretendemos engajar a comunidade, a indústria e as ligas esportivas, em tópicos relacionados à reciclagem, neutralização e ESG”.
No modelo de negócios da empresa, cada token gerado corresponde a 1 quilo de material compensado em seu sistema blockchain. Posteriormente, a cleantech certifica o processo de triagem dos resíduos em cooperativas e gestores de resíduos, realiza auditorias em todas as licenças necessárias para a operação e garante a rastreabilidade do material reciclado para atender aos requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Líderes se unem para discutir sustentabilidade no esporte
No primeiro dia do evento, Renato Paquet estará reunido com Tania Braga, Head de Impacto de Jogos Olímpicos, do Comitê Olímpico Internacional, Stephane Bazire, Head de Negócios Sustentáveis e Parcerias, do Circuito de Silverstone e Julia Pallé VP de Sustentabilidade da FORMULA E, para falar sobre as boas práticas para sensibilizar atletas e organizações sobre a sustentabilidade e o comprometimento a longo prazo.
O Sports Summit São Paulo é um evento internacional que ocorre todo ano no México, Argentina e, principalmente, no Brasil, reunindo as indústrias locais do esporte com o mundo e atuando como plataforma de conexão entre todos os esportes e peças-chave da indústria do esporte: difundindo conhecimento, consolidando e anunciando tendências e, especialmente, gerando oportunidades de negócio.
Em 2023, estiveram presentes nos eventos Sports Summit marcas como: WSL, NFL, NBA, UFC, CBF, La Liga, Bundesliga, Liga Portugal, Liga Série A, FIFA, COB, Comitê Paraolímpico Brasileiro, Globo, SporTV, Live Mode e Cazé TV. Também marcaram presença no evento atletas internacionais e demais entidades renomadas.
Sobre a Polen
Fundada em 2017, pelo ecólogo Renato Paquet, membro do Conselho de Competitividade do Sistema FIRJAN, e por seu sócio, Lucas Sarmento, economista e especialista em tecnologia blockchain, a Polen hoje conta com uma grande equipe e rede de parceiros com atuação em âmbito nacional.
A Polen trabalha toda a cadeia da economia circular por meio da reciclagem, essencial para a adequada gestão de resíduos no Brasil.
Mais informações: https://www.brpolen.com.br/
Sobre o Sports Summit 2024
O Sports Summit 2024 será realizado entre 07 e 09 de maio, no Pacaembu, em São Paulo. Com uma área maior (mais de 6000 m²) para mais de 8000 pessoas, o evento terá áreas principais: Market Floor (ativações & network), Corporate Lounge (network para executivos e C-Level) e a Plenária durante os três dias de evento.
Na Plenária, serão mais de 150 palestrantes que abordarão temas como: sports business, sportainment, transformação digital, inteligência artificial voltada à performance e geração de conteúdo; performance e condicionamento, audiências e plataformas, modelos de negócios, fan engagement e e-sports, proporcionando troca e conhecimento entre todas as modalidades esportivas, marcas, dirigentes, atletas, lendas e fãs de esportes.