O Plantah, startup brasileira que combina rede social, arrecadação de fundos, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é uma das quatro brasileiras selecionadas para o Pitch do Web Summit Lisboa de 2024. Segundo a organização do evento, o Pitch é uma competição entre as 105 startups mais promissoras do mundo, que apresentam seus projetos em um dos palcos da conferência.
Fundada por Renato Cirne e Rodrigo Cirne e Luana Mucci, o Plantah usa gamificação para incentivar os usuários a investirem em causas relacionadas a ESG e acompanhar os resultados das campanhas que apoiam de maneira divertida e envolvente. “A participação do Plantah no Pitch traz reconhecimento para uma ideia inovadora na área de sustentabilidade. Mostra que o Brasil tem tudo para se tornar vanguarda e uma potência sustentável global”, afirma Rodrigo Cirne.
O Web Summit atrai anualmente milhares de participantes, incluindo startups, investidores, líderes de indústria e especialistas em tecnologia de todo o mundo. “Estar em Lisboa com o Plantah é um marco significativo. Queremos nos conectar a outros inovadores, investidores e compartilhar a nossa proposta para um futuro mais sustentável”, afirma Luana.
Confiança
Além de facilitar a doação, o Plantah oferece um selo de verificação inédito para organizações do terceiro setor em busca de recursos, garantindo transparência e segurança para aqueles que desejam contribuir para um planeta mais justo. “Muitas pessoas deixam de doar por se sentirem inseguras sobre a idoneidade de organizações ou projetos. O Plantah traz essa confiança”, diz Renato Cirne.
O Plantah é um verdadeiro marcador da pegada verde de cada usuário no planeta ao longo de toda a vida. Em um mesmo ambiente, vai medir não apenas o número de seguidores, mas também quantas cestas básicas, árvores, livros ou pratos de comida cada um já doou nas campanhas em que participa. Ajuda a reconhecer e valorizar o impacto de cada um na construção de um futuro melhor.
A startup nasceu da inquietação dos fundadores em democratizar o acesso às discussões sobre os ODS e engajar toda a sociedade nesse movimento.
Inovação
O lançamento oficial do aplicativo está programado para o final de novembro. O próximo passo será implementar uma moeda própria. Com os PlantCoins, os usuários vão poder colaborar com os projetos sem precisar usar o próprio dinheiro. A partir disso, o Plantah vai implantar o conceito de biomarketing, uma estratégia inovadora que integra princípios de sustentabilidade nas práticas de marketing tradicionais.
Com o biomarketing, empresas podem fazer publicidade dentro da plataforma e receber como contrapartida a garantia de que o valor investido também será utilizado para apoiar ações ESG definidas através dos usuários que engajarem com estas ações de marketing. Ou seja, empresas engajam com pessoas, que escolhem ações sociais, ambientais e sustentáveis que mais tem afinidade.
Para quem quer acompanhar notícias sobre o planeta desde já, o podcast Plantah – Sustentabilidade informa sobre tudo que rola de mais importante nesse universo. Toda segunda, um episódio novo, disponível nas principais plataformas de streaming.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO KIYOSHI SYOZI
ricardo.syozi@inkcomunicacao.com.br