Quase dois meses após o lançamento da campanha Proof-of-Passion (Prova de paixão em portugês), o Grupo Chiliz, fundador da Chiliz Chain, a blockchain dos esportes, criador dos Fan Tokens e da plataforma de engajamento de fãs Socios.com, anunciou que a mais recente campanha de colecionáveis digitais da empresa para o mercado brasileiro chegou a marca de mais de 130 mil mints em apenas em 13 rodadas, um volume 30% maior do que o previsto apenas no primeiro terço de sua execução. Além disso, agora a campanha entra em uma nova fase, permitindo que além de colecionar, os torcedores possam também participar de sorteios e concorrer a memorabílias de jogo como camisas e braçadeiras.
Lançada em meados de abril junto com o início do principal campeonato do país e em parceria com alguns dos principais clubes de futebol do Brasil e a plataforma Gotas Social, a ação traz a máxima inovação em um dos mais seculares hábitos de consumo dos torcedores e fãs de futebol e de esportes em geral: COLECIONAR. “A cultura de colecionar objetos e memórias de partidas e momentos importantes dos clubes sempre fez parte da rotina dos torcedores, o clássico álbum de figurinhas dos maiores torneios do mundo, coleção dos ingressos das partidas, dos posters de jornal de quando o clube era campeão, quem não se lembra? Trata-se de uma maneira de estreitar os laços, de reforçar as conexões emocionais que o esporte proporciona”, comenta Bruno Pessoa, Country Manager do Grupo Chiliz para o Brasil.
Agora com a nova geração cada vez mais conectada e digital, em busca de experiências mais imersivas, de relações mais diretas com os clubes e atletas dos quais é fã, o Grupo Chiliz, e os principais clubes do Brasil com quem tem parceria (Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Fluminense, Internacional, Palmeiras, São Paulo e Vasco da Gama) estão comprovando que há apetite de mercado para inovar uma das maiores tradições no setor esportivo.
Até o momento (13ª rodada da primeira divisão), mais de 130 mil colecionáveis do Proof-of-passion já foram resgatados. A equipe do EC Bahia é a mais engajada com 19.855 mil colecionáveis resgatados. Flamengo e Palmeiras ocupam a segunda e terceira posição respectivamente, com 19.379 e 18.984 cada. “Há uma mudança no comportamento dos torcedores, principalmente se olharmos para a geração Z. Segundo um estudo da Deloitte, o futuro do mercado de relacionamento com fãs será baseado em experiências exclusivas e conectadas com o mundo digital. E é justamente isso que buscamos trazer não só com os colecionáveis digitais da Proof-of-Passion mas com toda a gama de ofertas que temos trazido via utilidade dos Fan Tokens e o aplicativo Socios.com”, complementa Bruno.
A segunda fase da campanha, agora, permite que torcedores que tiverem os colecionáveis da 1ª a 10ª rodada possam participar do sorteio de memorabilias físicas, como camisas e braçadeiras usadas em jogo ou assinadas. Para participar, os torcedores têm até o dia 2 de agosto de 2024, às 11h59 da manhã (horário de Brasília), para acessar a seção Clube de Vantagens e clicar em Participar no site Gotas Social, por onde os resgates dos colecionáveis Proof-of-passion acontece. Além disso, será preciso possuir na carteira 50 Fan Tokens do mesmo time. Os vencedores serão anunciados nos perfis do Twitter da Socios.com (@SociosBR) e do Gotas. O sorteio acontecerá ao vivo na plataforma do Gotas Sociais no dia 02.08 às 12h.
Seleções da Argentina e Itália lançam seus colecionáveis
Com a chegada dos maiores torneios regionais da Europa e América do Sul, a Socios.com também anunciou o lançamento de colecionáveis digitais para as atuais seleções campeãs Argentina e Itália, respectivamente. Diferente da campanha com as equipes brasileiras, na coleção das seleções, os torcedores precisaram manter seus Fan Tokens das Federações da Itália e Argentina na carteira para resgatar os colecionáveis, divididos em quatro categorias de raridade: Clássico, Bronze, Prata e Ouro. E os torcedores que tiverem resgatados todas as quatro categorias estarão qualificados para concorrer a uma camisa oficial da equipe.
Tamanho do mercado
Historicamente, a paixão de um torcedor por seu time do coração sempre foi demonstrada através de sua coleção pessoal. E com o avanço da tecnologia, o que antes era físico, passou também a ser virtual.
De acordo com relatório da consultoria Market Decipher, os colecionáveis digitais de esportes estão ganhando terreno, crescendo rapidamente junto com as recordações físicas. A pesquisa estima que o tamanho do mercado de memorabilia esportiva seja de US$26 bilhões em 2021 e deverá atingir US$227,2 bilhões até 2032, crescendo a um CAGR (taxa composta de crescimento anual) de 21,8% de 2022 a 2032.
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PATRICIA SERENO ZYLBERMAN
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