Produtos de seguro têm se aproximado cada vez mais da população a partir da tecnologia. Parte desse cenário passa pela crescente popularidade dos canais digitais para usufruir do serviço. Um estudo divulgado pela Confederação Nacional das Seguradoras (Cnseg) revela que mais da metade das empresas do setor de seguros têm cerca de 75% de seus processos sendo realizados de forma digital.
Ainda segundo o levantamento, o início da pandemia acelerou essa digitalização. Se no início da crise sanitária apenas 28% das empresas tinham seus processos sendo realizados de forma 100% digital, com o avanço da pandemia a estatística dobrou e atingiu a marca de 56%. Esse movimento vai ao encontro da revolução digital pela qual o setor de seguros tem passado, com o surgimento de tecnologias que facilitam o acesso da população à contratação e uso de seguros. É o que explica o CEO da BP Seguradora, Gleidson Soares.
“Se antes as seguradoras tinham como público alvo as classes A e B, agora o momento é de oferta também à classe C. A tecnologia nos ajuda a entender melhor o perfil e os anseios de cada cliente, o que possibilita a criação de produtos personalizados e com preços variados, conseguindo atender a uma demanda que existe e deve ser suprida. O resultado dessa transformação digital já está sendo percebido na BP Seguradora, haja vista o crescimento da popularidade dos seguros”, pontua o executivo.
Assuntos como Open Insurance e Inteligência Artificial são alguns exemplos do uso da tecnologia em favor da experiência do consumidor brasileiro de diferentes classes sociais. A partir do sistema Open Insurance – e com o consentimento do consumidor – as preferências e as características de quem contrata cada produto poderão ser analisadas pelas seguradoras. Os dados também são utilizados nas análises sobre mudanças no mercado, assim como acontece no sistema aberto dos bancos, o Open Finance.
“A capacidade de acessar e analisar grandes volumes de dados em tempo real permite à BP Seguradora tomar decisões mais informadas e precisas, identificar padrões de comportamento do cliente e personalizar ofertas de seguros de acordo com as necessidades individuais. Além disso, a tecnologia facilita a comunicação e interação entre seguradora, corretores e clientes, tornando o processo de contratação e gerenciamento de apólices mais eficiente e transparente”, explica Matheus Assunção, Gerente Operacional da BP Seguradora.
“Ao integrar soluções inovadoras, como inteligência artificial, análise de big data e automação de processos, melhoramos as operações dentro do setor em todas as áreas, desde a avaliação de riscos até a gestão de sinistros e o atendimento ao cliente”, explica Matheus.
Além da geração de dados, a tecnologia presente no Open Insurance entre a oferta de seguros e as tecnologias passíveis de serem implementadas no setor é o que faz as perspectivas para o mercado segurador superarem até mesmo o crescimento de outras áreas da economia brasileira e da prestação de serviços. “A nossa percepção é de que a tecnologia molda essa evolução e impulsiona a eficiência e a competitividade”, analisa o gerente da BP Seguradora.
BP Seguradora
A BP Seguradora é guiada pelo compromisso de ser o principal aliado de cada cliente. Para garantir a tranquilidade de seus segurados, a marca abraça a missão de aprimorar o bem-estar nacional. De norte a sul do país, a empresa hoje está presente em todos os estados brasileiros.