Por Fernando Blower, diretor-executivo da ANR*
A tecnologia se tornou indispensável para empresas de todos os ramos ao proporcionar uma série de benefícios que incluem economia de energia, tempo e dinheiro. No contexto da gestão de pessoas, a ferramenta facilita os processos, melhora o relacionamento com os colaboradores e reduz dificuldades do cotidiano, gerando economia de recursos, um modelo de recrutamento e treinamento mais assertivo, e uma análise mais eficiente de críticas e sugestões. No setor de bares e restaurantes, onde o alto turnover é um desafio significativo, os recursos tecnológicos podem ser ainda mais benéficos.
Uma pesquisa recente mostra que 74% dos empreendedores apresentam dificuldade em atrair profissionais e mantê-los na empresa. Para se ter ideia, o levantamento mostra que a taxa de rotatividade no setor, no Brasil, foi de 77,6% em 2023, número levemente inferior na comparação com 2022, quando chegou aos 78,1%.
Os números revelam uma dor do segmento que pode ser reduzida por meio da tecnologia. Ferramentas de gestão de talentos, por exemplo, ajudam a identificar e a desenvolver habilidades críticas nos colaboradores, além de promover um ambiente de trabalho mais engajador. Sistemas de feedback contínuo e programas de reconhecimento também são facilitados pela tecnologia e contribuem para o aumento da satisfação e da lealdade do time.
Otimizar operações diárias em bares e restaurantes por meio de sistemas de ponto de venda integrados com a gestão de estoque, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência, é mais uma vantagem do uso da tecnologia. Ainda, aplicativos de agendamento de turnos e gerenciamento de tarefas permitem uma melhor organização e distribuição de trabalho, diminuindo a carga sobre os gestores, aumentando a autonomia da equipe e melhorando a satisfação dos funcionários.
Por fim, adotar o uso da tecnologia na gestão de pessoas é um passo essencial para qualquer empresa que busca eficiência, economia e um ambiente de trabalho harmonioso. Investir em tecnologia não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade para a sustentabilidade e crescimento das empresas no mercado atual.
Sobre a ANR
Fundada em 1990, a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) é uma instituição que tem como objetivo promover o setor de foodservice (restaurantes, bares, lanchonetes e demais negócios de alimentação fora do lar) e defender e representar os interesses dos associados. Atua nos campos da articulação setorial em suas relações com Poder Público, fornecedores e instituições, bem como junto à sociedade em geral e às áreas de educação e pesquisa voltadas para o desenvolvimento técnico-econômico e para a geração de qualidade da gestão empresarial, de trabalho e renda. Conta com mais de 12 mil pontos de venda em todos os estados, contemplando desde as maiores redes do setor, que possuem vasta experiência global, até pequenos negócios de alimentação fora do lar. O setor congrega aproximadamente 700 mil estabelecimentos, gerando empregos diretos para aproximadamente 1,5 milhão de pessoas, com faturamento anual na ordem de R$ 200 bilhões.
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HERIKA MENDES GRACINDO COSTA
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