Comprar um smartphone seminovo pode ser uma opção bastante interessante para muitas pessoas, especialmente para quem procura determinado modelo de celular, mas com um orçamento mais limitado que impede a compra de um celular novo. Assim como a compra de veículos seminovos, existe todo um mercado de compra e venda de smartphones seminovos em diferentes faixas de preços. No entanto, é preciso tomar algumas precauções antes de fechar qualquer negócio para evitar cair em algum golpe ou comprar um produto defeituoso. Confira algumas dicas:
Descubra se o celular não foi roubado
Uma coisa que acontece muito, infelizmente, é a venda online de celulares furtados. Para saber se o aparelho está em condições legais é preciso do número IMEI (um número de identificação de cada aparelho, como se fosse um RG). Se o vendedor fornecer o número IMEI do aparelho, basta consultar o site “Celular Legal” da Anatel. Nesse buscador é só digitar o código do telefone que será informado se o aparelho foi bloqueado por furto pelo antigo dono, caso apareça uma mensagem de pedido negado ou de aparelho bloqueado significa que o smartphone é fruto de um crime.
Estado físico do aparelho
Outro ponto muito importante é avaliar o estado físico do smartphone antes da compra. Aparelhos seminovos naturalmente irão aparentar alguns sinais de uso, como um eventual risco, desgastes nos cantos e arranhões nas lentes das câmeras. Sempre que possível, peça ao vendedor fotos detalhadas do estado do aparelho. Vale lembrar que embora as marcas de uso sejam comuns, se houver muitos riscos ou amassados pode significar o comprometimento do funcionamento do aparelho. Caso o smartphone esteja muito avariado, vale mais a pena continuar procurando por outro aparelho do mesmo modelo com menos danos.
Volume e botões
Vale sempre se atentar ao estado e qualidade dos botões do aparelho (ligar/desligar e volume) para saber se estão funcionando corretamente. Em muitos casos o vendedor pode incluir a troca dos componentes por um pequeno adicional no valor da venda. Outro ponto para prestar atenção é na qualidade e volume do som do aparelho, deve-se avaliar se o som não está muito baixo, falhado ou com aspecto “metálico” (característica típica que acontece quando o aparelho cai na água).
Saúde da bateria
Um dos pontos de atenção mais importantes é a saúde da bateria. Não adianta nada desembolsar uma quantidade razoável de dinheiro em um aparelho com uma bateria de duração de poucas horas. Em muitos casos a troca da bateria acaba saindo mais caro que o próprio aparelho seminovo. Para saber sobre a qualidade do componente basta buscar nas configurações do aparelho “saúde da bateria”, lá o aparelho irá fazer um diagnóstico e vai apresentar um valor, em porcentagem, da qualidade da bateria, quanto maior o valor melhor será o estado de conservação.
Procure em locais confiáveis
Comprar um smartphone seminovo diretamente de pessoas físicas pode ser uma roleta russa, em muitos casos são pessoas confiáveis, mas pode acontecer de ser um golpista. Para evitar esse transtorno procure sites especializados em venda de seminovos, nesses sites é possível encontrar onde comprar iphone usado ou algum aparelho android de sua preferência com garantia da venda. Muitos desses sites, inclusive, aceitam o seu aparelho antigo como forma de abatimento do valor da compra do próximo smartphone.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
andre.eloi@conversion.com.br