São Paulo, abril de 2025 – Com o mercado de vídeos para redes sociais crescendo a uma taxa anual de 24% (dados do Statista Video Advertising in Social Report), as empresas enfrentam um desafio constante: como produzir conteúdo autêntico, em larga escala e sem custos altos? Afinal, contratar diversos influenciadores pode estourar o orçamento. A resposta pode estar na Pikko, startup brasileira que está transformando a forma como marcas se conectam aos criadores de conteúdo.
Fundada em outubro de 2024, a Pikko opera uma plataforma sob demanda que liga empresas a uma rede diversificada de produtores de User-Generated Content (UGC), ou Conteúdo Gerado pelo Usuário, em português, eliminando a dependência de influenciadores tradicionais e produções caras. O modelo já reduziu em 16% o custo de aquisição de seus clientes (CAC), atraindo marcas como O Boticário, Meutudo e Vai de Bolsa. De acordo com um estudo da Kantar, a economia dos criadores deve crescer de US$ 250 bilhões em 2024 para US$ 480 bilhões em 2027, e conteúdo liderado por criadores oferece 4,85 vezes mais distinção de marca.
A Pikko foi idealizada por Deny Zatariano, profissional com mais de 25 anos de experiência em publicidade e marketing, atuando na consultoria de empresas da América Latina e Europa, como Samsung e Mercado Livre. Ele se juntou a investidores ao perceber uma necessidade real do mercado: a dificuldade de obter conteúdos em volume, qualidade e agilidade para alimentação de campanhas de marketing digital. A plataforma utiliza IA para simplificar todo o processo: empresas recebem suporte automatizado para estruturar briefings mais eficazes, enquanto creators têm acesso a ferramentas inteligentes que ajudam na criação de roteiros.
“Gerenciar produção de conteúdo em escala é um grande desafio. Cada criador ou influenciador possui seus próprios valores, condições e prazos, tornando o processo fragmentado, caro e burocrático. Negociar individualmente, garantir consistência na qualidade e manter a agilidade na entrega são obstáculos que dificultam a execução de campanhas eficazes para pequenas, médias e grandes empresas. Todos querem estar presentes no digital, mas ter conteúdos em vídeo é um desafio”, aponta Deny Zatariano, cofundador da Pikko.
Modelo que simplifica a criação de conteúdo
Por meio da Pikko, as empresas podem lançar “missões” (campanhas) na plataforma, especificando as diretrizes dos vídeos desejados, enquanto criadores cadastrados produzem e entregam os materiais conforme as necessidades das marcas. Diferente do modelo tradicional, que pode levar semanas entre negociações e produção, a Pikko permite que marcas recebam centenas de vídeos em poucos dias. Esse diferencial é possível graças à gestão automatizada de criadores, que oferece um ecossistema dinâmico, diversificado e ágil.
A startup simplifica as negociações complexas com direitos de imagem, garantindo produção rápida de qualidade. Além disso, oferece uma alternativa mais acessível em comparação aos influenciadores tradicionais, com suporte de inteligência artificial para otimizar a entrega de conteúdos e uma mobilização digital eficiente, que além de atrair novos criadores para o ecossistema, gera impacto direto nas redes sociais.
Em apenas seis meses, a Pikko dobrou a quantidade de criadores cadastrados mensalmente, alcançando milhares de produtores de conteúdo ativos na plataforma. Atualmente, mais de 500 vídeos criados via Pikko já estão rodando em campanhas de grandes marcas e está se consolidando como um player estratégico no setor de creator economy.
“Uma fintech nos acionou porque mudou as regras do serviço prestado e precisava comunicar ao público com velocidade. Subiu uma nova missão no app para conseguir 20 vídeos de criadores de conteúdo em 3 dias. O prazo era desafiador, mas colocamos a Pikko à prova e, no final, completamos a missão no prazo solicitado para a empresa rodar sua campanha”, comenta Deny.
Deny Zatariano, profissional com mais de 25 anos de experiência em publicidade e marketing, está à frente da Pikko. Foto: Divulgação
Passo a passo de como funciona a Pikko
Empresa
Faz o cadastro na plataforma;
A empresa carrega os créditos na plataforma;
Preenche a missão/campanha descrevendo como o vídeo deve ser gravado;o número de creators que precisa e quanto quer pagar por vídeo;
A missão é revisada e aprovada pela Pikko IA;
A empresa começa a receber os vídeos.
Creator
Pessoa baixa o app da Pikko e se cadastra gratuitamente;
Preenche seu perfil de creator;
Navega pelas missões disponíveis e se inscreve na que preferir;
Seu perfil é analisado e, ao ser selecionado, grava o conteúdo e envia;
Após enviar o conteúdo, ao ser aprovado, o criador recebe o valor na carteira.
Expansão
A Pikko também investe na educação do mercado por meio da Pikko Academy, iniciativa que visa apoiar empresas na jornada digital com criadores de conteúdo e influenciadores, auxiliando as marcas a explorarem ao máximo essa nova estratégia de marketing digital.
“Muitas empresas ainda não entendem a diferença entre trabalhar com influenciadores e criadores de conteúdo . Queremos mostrar que autenticidade e escala andam juntas”, finaliza Deny.
Sobre a Pikko
Fundada em 2024, a Pikko nasceu da necessidade de empresas que precisam de vídeos autênticos para escalar suas estratégias de marketing, conectando a uma rede de criadores que garante diversidade com agilidade na entrega e baixo custo, sem depender de produções caras ou influenciadores tradicionais. Com uma rede de milhares de criadores e clientes como O Boticário e Meutudo, a startup está democratizando a criação de conteúdo no Brasil. Saiba mais em: https://www.pikko.com.br/
Fotos para imprensa: https://drive.google.com/drive/folders/1gFlW4Z-UmQIlTtdolgINhF_m8XlpojBI
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