São Paulo, fevereiro de 2025 – Devido à retomada de diversas ações, o mercado imobiliário está mais aquecido e estima-se um crescimento de 3% do PIB da construção civil para 2025, segundo projeções apresentadas pelo SindusCon-SP e pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Embora mais modesto do que o registrado em 2024 (4,1%), o avanço é visto com otimismo. Nessa mesma linha, o setor varejista de materiais de construção (matcon) se manteve estável no penúltimo mês de 2024.
É o que informa o último Termômetro JS+ Anamaco, um dos mais completos estudos sobre performance e tendências do varejo, elaborado pela vertical de inteligência da Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua no processo de digitalização do setor da construção, junto do Instituto de Pesquisas Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (ANAMACO).
O indicador de mercado se baseia na análise de dados do histórico de transações on-line e off-line do comércio varejista de matcon, bem como pesquisa de relacionamento junto ao setor.
Nesta nova edição, o Termômetro mostra que, no mês novembro, a percepção de crescimento nas vendas em relação ao mês de outubro variou de 48% para 47% entre os varejistas da construção civil, superando as expectativas dos lojistas do setor, que apontavam para queda. A pesquisa ainda mostra um predomínio, em todas as regiões do país, do percentual de lojas com aumento nas vendas de novembro.
Ainda nesse recorte regional, o Sudeste apresentou o menor saldo nas vendas (crescimento menos retração), com uma diferença de 30% entre a percepção de aumento das vendas e a percepção de queda. Todas as regiões do país cresceram expressivamente na comparação de novembro de 2024 com novembro do ano anterior, com destaque para o Norte, cuja percepção de crescimento nas vendas foi de 30%, em 2023, para 48%, no ano passado.
No que diz respeito à expectativa de vendas para os próximos três meses, incluindo o mês de fevereiro de 2025 o levantamento indica que o sentimento de crescimento nas vendas retraiu entre os lojistas de matcon, muito em consequência da sazonalidade de menores vendas nos meses de dezembro a fevereiro, de acordo com os autores do estudo.
Em relação a outubro, as expectativas de crescimento nas vendas caíram de 68% para 54%. As lojas mais focadas em material hidráulico dividem-se entre as mais otimistas e mais pessimistas em relação aos próximos três meses – 63% acreditam que as vendas vão crescer, enquanto 21% dizem que vão cair.
Sell-in e materiais de construção
O estudo da Juntos Somos Mais e da ANAMACO também levantou dados de sell-in (venda do fabricante para o lojista), que indicaram retração de 6% nas vendas em novembro de 2024 em relação ao mês anterior. No comparativo anual, houve uma leve queda de 1,7%. Já quando comparados os dados do período acumulado ano versus ano, a pesquisa aponta para uma queda de 7%.
Quanto à evolução dos preços dos materiais de construção, a pesquisa revelou uma estabilidade em novembro em relação ao mês anterior, com um aumento de 0,1%. No intervalo anual, houve um salto de 6,1% nos preços desses itens. De janeiro a novembro de 2024, a alta foi de 6,3% em todo o país.
O Termômetro ainda mostrou que diminuiu o otimismo dos lojistas quanto às expectativas dos varejistas do setor de matcon em relação às ações do governo para os próximos 12 meses. O sentimento negativo foi de 24%, em outubro, para 26%, em novembro. Enquanto isso, o grupo dos otimistas caiu de 49%, em outubro, para 42%, no mês seguinte.
Saiba mais | Juntos Somos Mais
O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento, tendo em vista desenvolver o varejo e contribuir para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, uma rede que tem como propósito fortalecer, desenvolver e qualificar o varejo da construção civil. Além de oferecer o programa de fidelidade, a startup também opera a Loja Virtual, um marketplace B2B que conecta online o comércio varejista de materiais de construção a marcas da indústria. Atualmente, mais de 30 empresas líderes em seus segmentos participam do programa de fidelidade, juntamente com mais de 100 mil lojas. Na Loja Virtual, são mais de 30 mil lojistas comprando mensalmente. Saiba mais por meio do site oficial.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEUSARINA ALVES SANTANA
deusarina.santana@maquinacohnwolfe.com