Produzir mais usando menos recursos: essa matemática é o desejo das principais indústrias brasileiras, mas para isso, é necessário investimento em tecnologia – e são muitas as empresas que estão conseguindo aumentar sua competitividade implementando soluções avançadas. A prova de que essa mudança realmente funciona está em um estudo da própria Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrando que 86% das grandes empresas brasileiras que estão melhorando seus negócios já estavam utilizando algum tipo de tecnologia digital, principalmente para a movimentação interna.
Na Europa, o cenário é mais forte ainda: a Volkswagen Autoeuropa de Portugal, por exemplo, aderiu definitivamente ao sistema de localização em tempo real (RTLS) para manter sua produtividade no mais alto patamar. Mais que um capricho, trata-se de uma necessidade para gerir os mais de dois milhões de metros quadrados e seu tráfego constante de centenas de colaboradores, peças e veículos.
Como resultado dessas implementações, cresceu 31% em 2023, bem acima da média anual de crescimento do mercado europeu, que é de 27%, garantindo à unidade a 6ª posição entre todas as fábricas e montadoras do continente.
Para Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax e especialista em tecnologia RTLS, a mudança começou quando os gestores decidiram manter o controle de sua fábrica, que é praticamente uma pequena cidade:
“A solução encontrada foi combinar sistema de localização em tempo real com a tecnologia Location, capaz de localizar peças em pátios enormes. Tudo é baseado em tecnologia de ponta com alta precisão. Além dos times de trabalho, a solução consegue monitorar a localização de peças dentro deste enorme espaço.”
Antes de adotar a solução, a fábrica tinha problemas de localização, não só pelo tamanho da operação, mas pela sua estrutura. Marcelo explica que os desafios para manter a operação fluida praticamente acabaram:
“O nível de produção da fábrica é alto, pois atende não só o mercado português. Desde que a solução entrou em funcionamento, os problemas para localizar com precisão qualquer ativo ou equipe de trabalho foram eliminados”.
Gestão com tecnologia
Lonzetti lembra que os dados de crescimento da fábrica portuguesa são o melhor exemplo de como a gestão melhora com sistemas de monitoramento – ambos sistemas operando em conjunto conseguiram, por exemplo, localizar pessoas e objetos, estacionários ou móveis, com uma precisão de até 70 cm em ambiente fechado e de 2 metros em ambiente aberto:
“É incrível conseguir este nível de localização em uma planta industrial colossal, que só é possível quando há este cruzamento de informações aliado com análises no momento em que tudo está acontecendo” completa.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
AROLDO ANTONIO GLOMB JUNIOR
aroldoglombjunior@gmail.com