A Nubimetrics, plataforma que empodera os sellers com dados inteligentes, analisou os itens que estão em alta demanda nos marketplaces para a volta às aulas. Os cinco artigos que se destacam devido à alta procura e possuem alto potencial de vendas são mochilas, lápis, conjunto de materiais escolares, cadernos e blocos de folhas para fichários. Em 2023, a busca por kits escolares apresentou aumento de cerca de 50% e a tendência é de que o destaque se mantenha este ano.
A sazonalidade é um fator determinante para turbinar o faturamento no e-commerce. Neste sentido, o mês de janeiro é marcado pela alta demanda de materiais escolares, já que crianças e adolescentes estão voltando às aulas. As mochilas são os itens com mais procura na esfera online. Embora esse seja um item com concorrência moderada, o potencial de crescimento torna a subcategoria muito atraente para os sellers. Os modelos universitários impermeáveis lideram as primeiras posições entre os itens mais buscados no período.
Já os materiais de escrita lideram as procuras da categoria Escolar, com a palavra-chave ‘lápis’. Nesse segmento, os vendedores encontram oportunidades para expandir sua presença online com mix de produtos de subcategorias como borrachas, canetas, lapiseiras, corretivos e marca textos.
Os kits de materiais escolares além de facilitar a aquisição da lista de material, também representa vantagem econômica para os pais. Dentro os itens com mais interesse no e-commerce, os kits de papelaria Kawai têm se destacado.
Os cadernos, um dos principais itens de todas as listas escolares, também apresentam uma demanda alta neste primeiro mês do ano, liderados pelos cadernos inteligentes, cadernos e fichários, além dos moleskines. Na mesma categoria, as folhas de fichário apresentaram um ótimo desempenho de buscas em 2023 e a tendência é de que sua relevância se mantenha em 2024. Os refis para cadernos inteligentes, por exemplo, são vantajosos para sellers, pois apresentam pouca competitividade e concorrência equilibrada.
A especialista Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics, explica que estudar o mercado e as categorias de produtos é parte fundamental para obter sucesso nos marketplaces em 2024. “Observar o tipo de item com a demanda mais alta no período e que integra com mais frequência as listas escolares, bem como analisar o comportamento dos usuários de e-commerce é o ideal para a lucratividade dos vendedores. E, é claro, estar atento aos municípios e estados que mais interessam para o negócio, acompanhando as datas de volta às aulas e período de ano letivo. A cada ano o e-commerce ganha mais adeptos nesta categoria pela praticidade e facilidade na hora de comparar os preços”, afirma Vital.
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